Apenas 54% do público-alvo tomou a vacina da gripe em Mirandópolis

Apenas 54% do público-alvo tomou a vacina da gripe em Mirandópolis

Cerca de 4.330 pessoas haviam recebido a vacina da gripe até a última quinta-feira, 16 de maio, em Mirandópolis. O número corresponde a apenas 54,18% do público-alvo (lista abaixo) da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha termina no fim do mês, em 31 de maio, e o Ministério da Saúde não informou ainda se será prorrogada.

Segundo o departamento de Saúde, a meta neste ano é vacinar 7.823 pessoas do público-alvo. A vacina da gripe protege contra três subtipos graves da influenza: A H1N1, A H3N2 e influenza B. A vacina contra a gripe de 2019 está disponível para 59,5 milhões de brasileiros. A escolha do público-alvo é determinada de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a Prefeitura de Mirandópolis, as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Centro de Saúde, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Aeroporto, Primeira Aliança e Segunda Aliança. Os horários de atendimento ao público varia de acordo com cada UBS.

Público-alvo que deve tomar a vacina?

As vacinas oferecidas gratuitamente pelo governo são destinadas a:

•        Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

•        Gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;

•        Idosos;

•        Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.

•        Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.

Quem não faz parte dessas categorias pode adquirir a vacina contra a gripe na rede privada por cerca de R$ 100 a 150.


                       
1711668084