Carlos Weverton toma posse como prefeito interino nesta quarta (29)

Carlos Weverton toma posse como prefeito interino nesta quarta (29)

O vereador e presidente da Câmara Municipal Carlos Weverton Ortega Sanches (MDB) será empossado nesta quarta-feira, 29 de maio, como prefeito interino do município de Mirandópolis. A sessão de posse irá ocorrer na sede do Poder Legislativo, às 20h. Sanches irá ocupar a cadeira do Executivo por conta da cassação da prefeita Regina Mustafa (PV) e vice-prefeito José Antônio Rodrigues (SD) por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O acórdão (inteiro teor da decisão) foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico na última segunda-feira, 27 de maio.

No documento, a corte confirmou o indeferimento do registro de candidatura do vice-prefeito que compôs a chapa e determinou a convocação de novas eleições no município independentemente do trânsito em julgado. O julgamento ocorreu no dia 25 de abril e, por maioria dos votos, os ministros negaram recurso do vice-prefeito José Antônio Rodrigues contra a cassação de seu mandato, determinada pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo). Os ministros entenderam que a inelegibilidade de José Antônio contaminou toda a chapa eleita, incluindo a prefeita Regina Mustafa.

O AGORA NA REGIÃO entrou em contato com a prefeita Regina Mustafa que disse que ainda não foi comunicada da decisão e que sua defesa já entrou com os recursos ainda cabíveis.

Já Carlos Weverton falou por telefone com nossa equipe e disse que “precisa ver se realmente isso (assumir a prefeitura) vai acontecer” e, caso se concretize, irá mudar o que achar necessário, citando como exemplo o setor da saúde. “Serei uma administração ágil e vou tentar mudar algumas coisas na área da saúde”, afirmou

Ainda não há data definida para as eleições suplementares no município, que deverá ser elaborada pelo TRE-SP, mas o AGORA NA REGIÃO ouviu um advogado especialista em direito eleitoral, Dr. Alberto Rollo. Ele acredita que esse processo não deve ultrapassar 60 dias.

A dança das cadeiras também irá afetar a Câmara Municipal, já que Carlos Weverton era até então presidente do Legislativo. Com a mudança, o vereador Luciano Bersani (PTB) assume o posto. Na ausência de Sanches no Legislativo, irá ocupar sua cadeira seu suplente, Jairo Amorim (MDB), derrotado nas eleições de 2016.

Com relação a partidos políticos, a Câmara Municipal passará a ter a seguinte composição: PTB (um vereador representante); PSDB (um); SD (um); PP (um); PRB (um); PV (dois) e MDB (dois), além do Executivo.


                       
1713605784