Vacina contra gripe é liberada para população, mas estoque não é suficiente para atendimento

Vacina contra gripe é liberada para população, mas estoque não é suficiente para atendimento

As doses de vacina contra gripe estão liberadas para população em Mirandópolis. A campanha terminou no último dia 31 e, até essa data, ela era destinada apenas aos grupos prioritários. Entretanto, o AGORA NA REGIÃO apurou que as doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde ao Município não estão sendo suficientes para atender toda a população.

O site apurou que parte dessas doses precisam ainda ser aplicadas em crianças que nunca tomaram a vacina e que necessitam tomar duas doses. O AGORA NA REGIÃO também apurou que semana passada apenas 400 doses foram enviadas ao município, quantidade insuficiente para atender a demanda.

De acordo com o departamento de Saúde da prefeitura, até o momento 70,63% pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas, o que corresponde a 5.645 doses aplicadas. O número de imunizados deve aumentar, porque ainda há dados a serem lançados no sistema. A meta exigida pelo Ministério de Saúde é de 90%.

Questionada se a situação será normalizada no município, a Secretaria de Saúde do Estado disse, em nota, que a campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento enquanto houverem doses nos postos. Disse ainda que o Estado imunizou 4,6 milhões de idosos, 415 mil professores, 77 mil puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), e 6,5 mil indígenas, ultrapassando a meta para esses grupos. A nota prossegue dizendo que conforme diretriz do Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil.

A vacina disponível na rede pública previne contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B é a forma mais segura e eficaz de proteger a população. Nenhum caso positivo da doença foi confirmado até o momento em Mirandópolis. A atualização da cobertura vacinal na cidade será publicada pela prefeitura nos próximos dias.


                       
1714047975