Tapetes de Corpus Christi começam a ser montados hoje à noite

Tapetes de Corpus Christi começam a ser montados hoje à noite

Fiéis de Mirandópolis começam a se reunir na noite desta quarta-feira, 19 de junho, para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi, dia em que a Igreja Católica celebra a festa da instituição da Eucaristia.

De acordo com a paróquia São João Batista, as ruas serão riscadas a partir das 19h30 desta quarta-feira e amanhã, 20 de junho, os fiéis iniciam as confecções às 7 horas.

Crianças, jovens, adultos e idosos são convidados para confeccionar o tapete. Quem tiver pode levar pó de café e tampinhas de garrafa. A missa de Corpus Christi terá início às 16 horas, na Igreja Matriz, e logo após haverá procissão sobre os tapetes.

Serão, ao todo, nove quadros desenhados ao longo dos 700 metros de tapete. Dois desenhos serão montados em celebração a datas comemorativas: os 25 anos da Diocese de Araçatuba e o ano jubilar da paróquia São João Batista. .

CRISTO NA EUCARISTIA

A palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo de Sangue de Cristo”.

Em muitas cidades é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.


Crianças, jovens, adultos e idosos são convidados para confeccionar o tapete / Foto: Divulgação

                       
1711634776