UBSs ficam abertas até 21h; médicos farão revezamento de horários

UBSs ficam abertas até 21h; médicos farão revezamento de horários

Em publicação em seu perfil no Facebook, o prefeito interino Carlos Weverton Ortega Sanches (MDB) anunciou que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão funcionar até as 21h. Segundo Sanches, todas as unidades de saúde ficarão abertas uma vez por semana em horário estendido. O atual Chefe do Executivo afirmou que o principal motivo da mudança é atender a saúde do trabalhador.

Pelo que apurou o AGORA NA REGIÃO, os atendimentos serão realizados pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Haverá médico, enfermeiro, dentista e exames preventivos serão realizados em todas as unidades de forma agendada.

Os médicos terão de fazer um revezamento de horário. Isto é, o médico que atende durante a manhã e à tarde, terá que optar entre um dos períodos para que à noite realiza o atendimento nos postinhos. O jornal apurou que a prioridade é agendar pacientes que trabalham durante o dia e que não podem sair durante o serviço para ir ao médico.

O cronograma de atendimento funcionará da seguinte maneira: na segunda-feira ficarão abertas as unidades do Jardim Nossa Senhora de Fátima e na 1ª Aliança. Na terça-feira ficará aberta a UBS do Jardim Aeroporto. Na quarta-feira estará atendendo a unidade do Vale do Sol. Já na quinta-feira as unidades do Amandaba e do Centro de Saúde (Postão) vão atender até mais tarde. Na sexta-feira não terá atendimento em nenhuma unidade.

Um enfermeiro foi contratado pela prefeitura para fazer as quatro horas de serviço, das 18h às 21h, durante o período noturno em que as unidades ficarão abertas. O pagamento de horas extras aos enfermeiros efetivos da prefeitura e que recebem função gratificada é visto como ilegal para alguns juristas. 

O Pronto Atendimento (PA) do Centro de Saúde que funciona hoje até as 22h não sofrerá mudança. Confira como ficou definido o atendimento estendido das UBSs à noite durante a semana:

● Segunda: Jd. Nossa Senhora de Fátima e 1ª Aliança

● Terça: Jardim Aeroporto

● Quarta: Vale do Sol

● Quinta: Amandaba e Centro de Saúde (Postão)

● Sexta: não haverá atendimento à noite


                       
1713510344