Mirandópolis contabiliza mais de 1,7 mil casos de dengue

Mirandópolis contabiliza mais de 1,7 mil casos de dengue

MO departamento de Saúde de Mirandópolis confirmou 1.711 casos de dengue na cidade até o momento. No último balanço divulgado pela prefeitura, em 12 de junho, a cidade contabilizava 1.550 casos positivos. Em pouco mais de 30 dias, houve aumento de 161 casos, o que representa 10,38%.

A cidade se encontra em estado de epidemia. Uma morte foi confirmada no município, de uma mulher de 42 anos em março. Atualmente, não há mortes em investigação. Pelo que foi apurado pelo AGORA NA REGIÃO, equipes de vetores da prefeitura não estão passando veneno pelo município por falta do produto.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que é o Ministério da Saúde responsável por enviar o veneno à secretaria estadual. Ela, por sua vez, encaminha aos municípios.

A reportagem entrou, então, em contato com o Ministério da Saúde. Em nota, a pasta disse que conforme orientação da WHOPES (WHO Pesticide Evaluation Schemme), área responsável pelo controle e testes de praguicidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), iniciou o processo interno para aquisição de novo adulticida e larvicida. Todos os Termos de Referência para as novas aquisições devem ser finalizados neste mês de julho.

Disse ainda que em relação ao estoque anterior, a pasta conseguiu,  junto à Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), que o laboratório Bayer faça a substituição de 105 mil litros do Malathion EW 44%. Desse total, 89,6 mil litros do adulticida já encontra-se no Porto de Santos (SP). As próximas etapas agora são liberação da ANVISA e análises laboratoriais.


                       
1713617919