Acem realiza gincana esportiva Undokai

Acem realiza gincana esportiva Undokai

Tudo começou no Japão por volta de 1885, por um professor do curso preparatório da Universidade de Tóquio, no interior da unidade em Hongo, que promoveu uma gincana esportiva. Conhecido como Undokai, escolas em todo o país, empresas e comunidades regionais passaram a realizar essa atividade.

Em Mirandópolis essa tradição existe há alguns anos. Realizado pela Associação Cultural e Esportiva de Mirandópolis no antigo Kaikan, o Undokai movimentou no domingo, 14 de julho, mais de 260 pessoas. Participaram do encontro crianças, jovens, adultos e idosos que realizaram brincadeiras como corrida, procurar noiva, busca ao tesouro, Gate Ball, Matemática, Pesca Garrafa, Chutar Bola, entre outras.

Origem do Undokai
Undokai é uma palavra composta: “undô” significa esporte e movimento, e “kai” é reunião em japonês. Porém, a melhor tradução para Undokai é gincana esportiva familiar. Familiar porque participam desde as crianças que já sabem andar, até o avô mais idoso. Esportiva porque envolve atividade física. Porém, nada de futebol, aeróbica ou outros esportes mais conhecidos no Brasil.

As atividades são aquelas que servem mais para relaxar e se divertir, como corrida, cabo-de-guerra, e muitas outras. E gincana porque são distribuídos prêmios para os participantes. O Undokai dura um dia inteiro, bandeirinhas coloridas são estendidas por toda a extensão do campo e várias competições acontecem ao mesmo tempo.


                       
1711672096