Indios Kaingangs realizam apresentação cultural no Bosque Municipal

Indios Kaingangs realizam apresentação cultural no Bosque Municipal

O Grupo Escoteiro Mirandus Árbues organizou um encontro no sábado (10), no Bosque Municipal de Mirandópolis, com os índios Kaingangs, da Aldeia Vanuire. O evento aberto ao público contou com apresentação de rituais indígenas e oficinas culturais como artesanato, pintura corporal, canto e dança. Além disso, o encontro teve ainda uma roda de conversa com os líderes da aldeia e a participação de representantes da sociedade.

“É um encontro muito importante porque eles apresentam um pouco da cultura e história. Além disso, trouxeram materiais lindíssimos da arte indígena. Para nós é muito satisfatório chamar a população e os escoteiros do Grupo Mirandus Árbues para comemorar o Dia do Amigo e aprender um pouco mais da cultura dos índios”, disse Patrick Lipe, diretor administrativo do Grupo Escoteiro Mirandus Árbues.

O grupo em Mirandópolis existe há cerca de um ano e possui aproximadamente 60 pessoas participando ativamente dos encontros. “Hoje temos os Lobinho (6 anos até 10), Escoteiro (10 anos até 15) e estamos montando o grupo Sênior (15 anos até 17). Temos ainda dez chefes e a nossa reunião acontece sempre aos sábados no Bosque Municipal”, comenta Lipe.

Patrick explica que o Grupo Escoteiro realiza um método educativo diferenciado de preparação das crianças e jovens para vida adulta, sendo que o foco não é ficar na teoria, mas sim trazer ações práticas. “No Mirandus Árbues temos o lema “Aprender Fazendo”, com aprendizados lúdicos, de interpretação, raciocínio e principalmente atividades físicas”, complementa Lipe.

Quem tiver interesse em participar pode ir ao Bosque Municipal às 15 horas no sábado e procurar diretamente o Patrick Lipe. No local, ele vai esclarecer as principais dúvidas e entregar uma ficha de inscrição.


                       
1713478207