Prefeitura e Ciensp aderem ao Corujão da Saúde e fazem a contratação de 600 exames

Prefeitura e Ciensp aderem ao Corujão da Saúde e fazem a contratação de 600 exames

A Prefeitura de Mirandópolis através de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo (Ciesnp) fez a contratação de 600 exames para ultrassonografia e endoscopia. A meta é diminuir a fila de espera dos pacientes que aguardam esse tipo de serviço na rede pública de saúde. O trabalho de cooperação entre a Prefeitura e o Ciensp faz parte do programa Corujão da Saúde, criado pelo governo do estado.

O programa iniciou no começo de agosto e vai até o fim de novembro para a região. De acordo com a Prefeitura, desse total de exames, 500 serão destinados para ultrassonografia e 100 para endoscopia. Segundo o departamento de Saúde do município, cerca de 800 pacientes aguardam na fila de espera por atendimento.

O departamento de Saúde não informou como será realizado o procedimento de agendamento dos pacientes. Entretanto, pelo que foi apurado, a Prefeitura deverá seguir a lista de espera da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Não foi informado pela Prefeitura se esses agendamentos aos pacientes ocorrerão via telefone ou por meio de visita de agentes comunitários.

A adesão ao programa ocorreu após o governo ter anunciado a terceira fase do edital de chamamento público para serviços privados de saúde. O Ciensp fez o credenciamento junto ao Estado e ofertou os exames para clínicas da região. Os serviços serão realizados em Ilha Solteira, Andradina e Guararapes. O Ciesnp abrange 16 municípios do Noroeste Paulista.

AUSÊNCIA

A Prefeitura de Mirandópolis alertou os pacientes sobre o número de ausência nos exames de ultrassonografia. Doze faltas já foram registradas. O departamento de Saúde disse que é preciso os pacientes se atentarem quanto à atualização do cadastro pessoal, que pode ser feito na Central de Regulação do município (localizado no Centro de Saúde) ou diretamente com as agentes comunitárias de saúde do bairro.


                       
1714066224