Curso capacita gestantes de forma gratuita em Mirandópolis

Curso capacita gestantes de forma gratuita em Mirandópolis

Um curso de capacitação para gestantes é oferecido de forma gratuita em Mirandópolis. O trabalho é promovido por senhoras voluntárias da União Espírita Bezerra de Menezes. O encontro ocorre todas as terças-feiras, das 14h às 16h, aos fundos da entidade, localizada na Rua Ana Luiza da Conceição, 896, no Centro.

O curso tem duração de três meses e é realizado quatro vezes ao ano. Segundo uma das organizadoras, Maria Anunciata de Freitas, o serviço voluntário é estendido a qualquer mulher grávida, sem limite de idade. Esse trabalho, segundo ela, ocorre há 30 anos no município. “Fazemos diversas atividades com as futuras mamães como pintura em tecido, costura, crochê, além de contarmos histórias motivadoras e fazermos orações”, conta Neguinha, como é conhecida.

Para se inscrever a gestante deve comparecer no dia e horário em que o curso é praticado. Não é necessário apresentar documentação. As mães aprendem noções básicas sobre os primeiros dias de nascimento da criança e, ao final do curso, elas ganham um enxoval completo. “O fato de as mães voltarem aqui junto de seus filhos é o que nos motiva a cada dia”, diz Neguinha.

O gesto solidário é mantido através de recursos de shows de prêmios realizados mensalmente na residência de outra voluntária, Alzira Galvani. O dinheiro arrecadado é revertido para a compra de tecidos, fraldas, flanelas, sabonetes, cobertores, mantas e muitos outros itens que são utilizados no curso e doados para as mamães.

Paula de Souza, de 20 anos, está grávida de quatro meses de seu primeiro filho e há um mês frequenta o curso. Para ela essa capacitação irá ajudá-la a se tornar uma mãe melhor. “É muito legal ter essa oportunidade. Saímos daqui muito melhor de quando entramos”, fala a jovem, que não havia planejado a gravidez.

Outras voluntárias que contribuem com o curso são: Encarnação Guerra Batista, Lúcia Fioravante, Lourdes Moreno, Nair Goulart de Oliveira e Cássia Fujino.

Mães desenvolvem durante as aulas atividades como pintura em tecido, costura, crochê, entre outras. Foto: Vinicius Macedo

                       
1711701019