Saúde lança campanha para diminuir faltas em consultas e exames

Saúde lança campanha para diminuir faltas em consultas e exames

Devido ao grande índice de faltosos em consultas e exames agendados pelas pessoas nas Unidades de Básicas de Saúde (UBSs), o Departamento Municipal de Saúde de Mirandópolis lança uma campanha de conscientização para coibir as faltas nos locais de atendimento.

No último levantamento feito pelo Departamento de Saúde, de 01/01/2019 a 01 de outubro, de 103.992 consultas e exames agendados pelas pessoas nas Unidades de Básicas de Saúde, 8.690 não compareceram, representando uma taxa de 8,35% de faltosos.

“Ao não comparecer na consulta ou exame agendado, você está tirando o lugar de outra pessoa que está aguardando atendimento e ainda causa prejuízos aos cofres públicos”, explica Bruna Beraldo Ferrante, diretora de Saúde. Em setembro, 354 pessoas faltaram as consultas e exames na UBS Francisco Theotônio Pardo, sendo 202 faltas em médico clínico, 39 em ginecologista; 39 em pediatra; 10 em enfermeiro (a); e 64 em dentistas.

Para tentar reverter a atual situação dos faltosos, a Departamento de Saúde lançou uma campanha de conscientização através de painéis fixados em todas as unidades, na qual constará a quantidade de pessoas que faltaram a cada mês.

“Queremos que as pessoas se conscientizem e comecem a nos informar com antecedência, caso não possam comparecer, dando a chance para outra pessoa ser atendida”, reforça Bruna.

A falta em consultas médicas é considerada um problema grave, pois gera gastos públicos desnecessários e aumenta o tempo de espera por uma consulta. Segundo a diretora de Saúde, os prejuízos acarretados pelas faltas em consultas podem ser resolvidos com uma simples ação do paciente, a de informar com antecedência a Unidade de Saúde sobre a ausência.

“Com o aviso nós podemos ofertar essa vaga para outra pessoa que precisa. Se esse paciente vem e cria essa cultura de cancelar, então a vaga vai ficar mais próxima. E assim, conseguimos diminuir os gastos e o tempo de espera”, completa Bruna.

Faltas nas Unidades de Básicas de Saúde
Consultas e exames agendados: 103.992
Não compareceram: 8.690
Taxa de 8,35% de faltosos
Levantamento realizado pelo Departamento de Saúde entre 01/01/2019 até 01/10/2019

Faltas na UBS Francisco Theotônio Pardo em setembro
354 pessoas faltaram nas consultas e exames
202 faltas em consultas de clínico geral
39 faltas em consultas ginecológicas
39 faltas em consultas pediátricas
10 faltas em consultas em atendimento de enfermagem
64 faltas em consultas odontológicas


                       
1713568976