Dia ‘D’ da campanha de vacinação contra o sarampo ocorre neste sábado (19)

Dia ‘D’ da campanha de vacinação contra o sarampo ocorre neste sábado (19)

O Rotary Club de Mirandópolis, departamento de Saúde, Vacinas Clim e o laboratório Mastellini promovem trabalho conjunto na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Neste sábado (19) irá ocorrer o Dia “D”. Crianças com idade de 6 meses a 5 anos devem ser vacinadas. A campanha ocorre entre os dias 7 e 25 de outubro.

O Dia “D” será realizado das 8h às 17h, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do bairro Nossa Senhora de Fátima e do Centro de Saúde. Haverá brinquedos gratuitos para as crianças. 

CASOS

A Prefeitura informou que não há casos registrados da doença neste ano no município. Três cidades da região noroeste paulista confirmaram na terça-feira (15) cinco novos casos positivos de sarampo registrados em 2019: Araçatuba (2), São José do Rio Preto (2) e Catanduva (1).

De acordo com a enfermeira Lydia Oliveira, responsável pela clínica Vacinas Clim, é extremamente importante manter a caderneta de vacinação em dia. “Todas as pessoas devem tomar duas doses na vida. Mulheres com idade fértil devem evitar a gravidez por 30 dias após a vacinação de sarampo, caxumba e rubéola”, alerta a profissional.

Conforme o infectologista Stelios Fikaris, o principal meio de transmissão é respiratório através de gotículas como tosse, fala e contato íntimo. Fikaris também alerta para os sintomas da doença, que podem levar a uma inflamação no pulmão.  

“A melhor forma de se prevenir é realmente pela vacina. Acontece que a vacina não tem efeito duradouro, por isso é necessário nessa fase que estamos, principalmente a população adulta e jovem, entre 20 e 40 anos, e bebês menos de 1 ano de idade, que sejam vacinados. Dependendo do caso, entre uma ou duas doses. Mas pelo menos com uma dose você controla a situação de surto”, explica o infectologista.

RECOMENDAÇÕES

– Dose zero: devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra);

– 1ª dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano);

– 2ª dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida;

– Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

– Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente;

– De 1 a 29 anos (não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra): são necessárias duas doses. De 30 a 49 anos: apenas uma dose;

– A vacina é contraindicada durante a gestação.

Fonte: Ministério da Saúde


                       
1711653646