Dicas Enem 2019: confira o que pode levar e o que é proibido

Dicas Enem 2019: confira o que pode levar e o que é proibido

Será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, cerca de 5 milhões de pessoas estão inscritas para o exame, sendo que no dia 3 de novembro os estudantes terão cinco horas e meia para fazer a prova. No segundo domingo de prova, dia 10, o tempo será mais curto: cinco horas. No Estado de São Paulo, seguindo o horário de Brasília, os portões abrem às 12h, com fechamento às 13h.O início das provas é 13h30.

O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. Uma dica, imprima e leve o cartão de confirmação da inscrição, que já está disponível na página do participante e no aplicativo do Enem.

Para a professora Sidinéia Ramos de Araujo, uma dica para o aluno é na véspera apenas revisar o conteúdo em que apresenta mais dificuldade. “Recomendo que o aluno não realize atividades físicas desgastantes no dia anterior da prova. Além disso, é importante fazer uma alimentação leve e saudável, assim como dormir cedo. Já no dia da prova, levar água, chocolate – de preferência aqueles que possuem embalagem que não faz muito barulho, para não atrapalhar os outros candidatos durante a prova, ler a prova com atenção e deixar por último as questões que julgar serem mais difíceis”, aconselha Sidinéia.

Antes de começar a prova
– Guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova
– Confira seus dados no cartão-resposta/folha de redação
– Confira seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta.
– Destaque, com muito cuidado, o cartão-resposta/folha de redação e a folha de rascunho do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

O que é obrigatório
– Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
– Documento oficial de identificação, original e com foto.

O que é proibido
– Borracha ou corretivo
– Chave com alarme
– Boné e óculos escuros
– Impressos e anotações
– Lápis, lapiseira e caneta não transparente
– Livros ou manuais
– Dispositivos eletrônicos (wearable, calculadoras, agendas eletrônicas, celulares, tablets, ipods, gravadores, pen drive e mp3)
–  Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens


                       
1714056513