Picadas de escorpião ultrapassam 200 casos no município; 15 só em crianças

Picadas de escorpião ultrapassam 200 casos no município; 15 só em crianças

Chega a 213 o número de casos de picadas de escorpião no município de Mirandópolis neste ano. Desses, 15 foram registrados em crianças. Os números são referentes aos meses de janeiro a outubro e foram fornecidos a pedido do jornal pelo setor de Vigilância Epidemiológica da prefeitura através da Ouvidoria Municipal.

Em todo ano passado foram contabilizados 277 casos. Segundo a prefeitura, quando ocorre a picada equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza busca na residência e em casas vizinhas para organizar o processo de bloqueio.

O jornal questionou a prefeitura se estão programados arrastões ou outros trabalhos para evitar o crescimento das ocorrências, mas ninguém se manifestou até o fechamento da matéria.

Na última semana a prefeitura iniciou mutirão de prevenção contra a dengue. Os trabalhos serão concluídos até o dia 22 de novembro. Segundo o último balanço divulgado pelo departamento de Saúde, foram registrados 2.416 casos positivos da doença na cidade labor.

A cidade registra uma morte positiva para dengue, de uma mulher de 42 anos, em março.

Quais os sintomas da picada?

Segundo especialistas, logo após o acidente ocorre dor no local da picada, que pode ser de forte intensidade ou, em alguns casos, apenas uma sensação de formigamento no local da picada. A pessoa que sofreu a picada pode apresentar manifestações como: vômitos, suor pelo corpo todo, aumento dos batimentos cardíacos, salivação aumentada, falta de ar, pressão arterial baixa. Essas manifestações sistêmicas aparecem de minutos a poucas horas após a picada.

Como é feito o tratamento?

O tratamento depende das manifestações que o paciente apresenta. No caso do quadro local, que é a grande maioria, o tratamento é voltado para controlar a dor, e as medicações utilizadas dependem da intensidade da dor. Existe algum tratamento caseiro? Não existe tratamento caseiro para a picada de escorpião.


                       
1711653269