Voluntários fazem mutirão de limpeza nos rios Aguapeí e Paraná

Voluntários fazem mutirão de limpeza nos rios Aguapeí e Paraná

Um grupo de amigos se reuniu no sábado, 18 de janeiro, com objetivo de retirar entulhos como plásticos, restos de material de construção e outros resíduos jogados que se acumulam, reduzindo a vazão do curso d’água e ainda poluindo o Rio Aguapeí, conhecido como Rio Feio, e também o Rio Paraná, prejudicando a fauna e flora existentes.

“Trabalhamos para deixar o rio limpo e sustentável para toda população. É nesse sentido que alertamos que todos precisam ter consciência e que devem cuidar para que não seja jogado lixo nos rios e nas margens, porque daqui alguns anos, corremos o risco de não termos mais peixes, mais animais no local. Todo mundo colaborando hoje, no futuro as crianças podem ir pescar no rio e a fauna e flora está cada vez mais bonita”, destaca Eduardo Esquinca, um dos organizadores do encontro.

O trabalho que é realizado anualmente conta com os sócios do rancho Três Compadres e vários amigos. O início do trajeto é na ponte nova do Rio Feio, daí eles descem, passam pela reserva ecológica onde param para plantar árvores e depois continuam percorrendo uma parte do Rio Paraná até chegar no rancho Três Compadres.

“Estamos no quarto ano consecutivo realizando esse trabalho ecológico e social. Esse ano conseguimos juntar cinco embarcações, mas teve ano que chegamos a fazer esse trabalho com mais de dez barcos. O importante é que conseguimos retirar bastante lixo do rio e plantar mais de 30 árvores”, explica Esquinca.


                       
1714004859