Covid-19: Bispo suspende missas em todas as paróquias da Diocese

Covid-19: Bispo suspende missas em todas as paróquias da Diocese

Por prevenção contra o Covid-19, o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, de Araçatuba, suspendeu as celebrações da Santa Missa em todas as paróquias da região que fazem parte da Diocese. O decreto passa a ter efeito a partir de sexta-feira (20).

“Sejam suspensas a partir do dia 20 de março de 2020, em todo o território Diocesano de Araçatuba, as celebrações das Missas Públicas. Sejam suspensas em toda Diocese, no âmbito de suas paróquias, setores e todos os espaços eclesiais, as reuniões, assembleias, catequese, visitas missionárias, grupos de oração, terço dos homens e mulheres, procissões e eventos que aglomerem pessoas. Porém, que todos estejam unidos em orações, penitências e sacrifícios pelo fim dessa pandemia”, diz o decreto.

O decreto é por tempo indeterminado, porém serão observados os fatos e orientações referentes à pandemia nos âmbitos diocesano, estadual, nacional e internacional.

BATISMO

Também estão suspensas as celebrações dos sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia, Confirmação e Matrimônio nas paróquias, sendo solicitada a observação de adiamento por tempo pertinente e necessário.

Os sacerdotes da Diocese, entretanto, estão orientados a celebrarem a Santa Missa sem a assembleia. “Os sacerdotes não deixem de celebrar as missas mesmo sem o povo, conforme o cân. 904 do Código de Direito Canônico, implorando a Deus a sua misericórdia e o fim da pandemia”, afirma a nota.

SEMANA SANTA

Foram suspensas também as celebrações da Semana Santa e Páscoa. Contudo, as paróquias podem encontrar meios de se aproximarem dos fiéis como transmissões de missas online, pelas redes sociais, ou outros meios de comunicação.

MIRANDÓPOLIS

Em Mirandópolis, a paróquia São João Batista publicou nesta semana nota informativa na qual suspendeu diversas atividades que estavam programas para serem realizadas a curto prazo, são elas:

– Retiro de Espiritualidade Quaresmal marcado para o dia 22 de março;

– Caminhada Penitencial ao Km 50 marcada para 29 de março;

– Encenação da Paixão de Cristo marcada para 10 de abril;

– Show de Prêmios previsto para 18 de abril;

– Cerco de Jericó marcado para 30 de abril;

– Visitas religiosas ao Hospital Estadual


                       
1713533293