Lobo-guará é visto correndo pela avenida Ipê em Mirandópolis

Lobo-guará é visto correndo pela avenida Ipê em Mirandópolis

Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) foi visto correndo pela avenida Ipê em Mirandópolis. O vídeo foi gravado por um motorista que passava pelo local. Internautas que compartilharam o vídeo em grupos de conversas afirmam que a cena ocorreu na noite deste domingo (19). Na imagem, o animal percebe que está sendo visto e corre assustado.

Segundo o biólogo e doutorando em Educação para a Ciência, Thiago Paoli, de Araçatuba, o lobo-guará é ameaçado de extinção e geralmente é visto em cerrado.

De acordo com o biólogo, há vários fatores que explicam o motivo de o animal aparecer em local urbano.

“Cada vez mais com os espaços causados por desmatamentos esses animais desabrigados invadem a cidade em busca de alimento e abrigo. Há também outros fatores como degradação ambiental, queimadas, pouca cobertura vegetal etc. Tudo isso tira o animal do seu habitat. Em Mirandópolis, muito se deve ao fato da intensificação das atividades sucroalcooleira, os canaviais de cana, assim como toda a região. A paisagem foi transformada”, explica.

Conforme a mestre em Conservação do Cerrado, Alessandra Aparecida dos Santos, de Valparaíso, as características do animal no vídeo indicam se tratar realmente de um lobo-guará.

“As patas são altas. Também tem a marca de pelagem e as orelhas bastante longas. Na hora que ele corre dá para ver certinho o movimento das patas, algo característico”, opina a profissional.

Vídeo foi gravado por motorista que passava pelo local / Divulgação

                       
1713548148