Mirandópolis 86 anos: moradores mantêm vivas as origens da cidade com fotografias e crônicas

Mirandópolis 86 anos: moradores mantêm vivas as origens da cidade com fotografias e crônicas

A cidade de Mirandópolis está completando 86 anos nessa quarta-feira, 24 de junho. Fundada em 1934 por Manoel Alves de Athaíde, o município é formado ainda pelos distritos de Amandaba e Três Alianças, com uma população estimada em 29.564 habitantes, distribuídos em 50 bairros. Para manter essa história viva alguns mirandopolenses fazem questão de resgatarem fotos e fatos em blogs e nas redes sociais, confira.

LINHA DO TEMPO MIRANDÓPOLIS
POR REGINA MUSTAFA – linhadotempomirandopolis.blogspot.com

O blog Linha do Tempo foi criado por Regina Mustafa em fevereiro de 2013 com objetivo de registrar pessoas que viveram e vivem na cidade, assim como fatos do cotidiano de Mirandópolis. A atualização do site é realizada conforme disponibilidade da autora e a divulgação das informações ocorre normalmente via Facebook. “São fatos dos primórdios da cidade até os dias de hoje que iniciou por puro saudosismo e da minha vontade de registrar aquilo que aconteceu com os mirandopolenses. Tudo para que os fatos fiquem registrados para uma memória futura. Tenho registro de muitas pessoas comuns que não passaram pelo registro oficial da história, mas que vivenciaram tudo no mesmo município e partilharam dos mesmos momentos”, explica Regina Mustafa.

HISTÓRIA VIVA
POR GERSON POSSENTI – facebook.com/gersom.possent

Um mirandopolense que faz questão de registrar e divulgar a história de Mirandópolis é Gerson Possenti. Em seu perfil no Facebook diariamente são postadas fotos antigas de eventos e também de pessoas. “Além de trabalhar para o crescimento de Mirandópolis, sempre tive comigo fazer eventos populares, pois as pessoas mais humildes não têm dinheiro para uma peça de teatro, um bom livro e até ir a um cinema. Por isso coloquei como prioridade em minha vida fazer eventos singelos para pessoas singelas. As fotos comprovam esse meu trabalho por anos. Nós morremos, nossa história nunca”, define Possenti.

FOTOS HISTÓRICAS
POR DINHO RESLER – fotoshistoricasmirandopolis.blogspot.com

O aposentado Dinho Resler criou o blog Fotos históricas de Mirandópolis em 2012 com objetivo de preservar a história da cidade e relembrar fatos vividos por quem batalhou para o crescimento do município. “Quando me aposentei queria escrever um livro sobre fatos históricos, mas recomendaram criar o blog porque seria uma forma de manter atualizado. Quem puder pode colaborar enviando fotos deixo meu e-mail dinho.resler@gmail.com à disposição”, reforça Resler.

CRÔNICAS DE KIMIE
POR KIMIE OKU – cronicasdekimie.blogspot.com

O blog Crônicas de kimie traz fatos do cotidiano narrados em crônicas e biografias. No site, Kimie Oku também escreve sobre a Ciranda, um grupo de amigos que tem como objetivo levar idosos solitários para brincar de roda. “A foto (abaixo) vi em um quadro na casa do Jorge Cury e me deixou fascinada. Lá estavam retratadas pessoas que se destacaram no cenário político e social da história de nossa cidade. Pedi ao amigo que me emprestasse o quadro, porque queria de alguma forma, identificar todas aquelas pessoas. Com o quadro em mãos, saí a indagar às pessoas mais idosas, se poderiam me contar algo, sobre as personagens ali retratadas. É que na foto estão as imagens de gente que construiu a nossa cidade e se dedicou a transformar, um pobre vilarejo perdido no meio das matas, na Cidade Labor que tanto nos orgulha”, escreveu Kimie em seu blog.


                       
1713278027