Positivos por coronavírus disparam em Mirandópolis e chegam a 108 casos; Prefeito fala em ‘situação controlada’

Positivos por coronavírus disparam em Mirandópolis e chegam a 108 casos; Prefeito fala em ‘situação controlada’

O número de casos positivos pelo novo coronavírus em Mirandópolis disparou entre sexta (26) e esta segunda-feira (29). Foram 39 casos a mais em comparação com o último balanço e o município contabiliza 108 pessoas infectadas. Desse total, segundo a prefeitura, 101 já se recuperaram.

Antes mesmo de o setor da vigilância epidemiológica municipal divulgar nota informativa sobre a covid-19, o prefeito Everton Sodario (PSL), que está em São Paulo, tratou de ir em rede social para explicar o aumento significativo.  Segundo o chefe do Executivo, todos os novos casos se referem às unidades prisionais do município. Sodario disse que o departamento de Saúde está elaborando um plano de contingenciamento e afirmou que, fora os presídios, os casos de coronavírus estão “totalmente controlados no município”.

Mas o próprio departamento de Saúde informou que são 35. Ou seja, quatro casos não fazem parte das unidades prisionais. E mais: o jornal apurou que não é possível confirmar que todos esses positivos se referem apenas a presos, isto é, agentes penitenciários podem estar nesta lista.  

 O setor da Saúde da prefeitura admitiu que ocorre “um surto nas penitenciárias” e que só tomou conhecimento nesta segunda-feira. A prefeitura deverá divulgar notas separadas, a partir desta terça-feira (30), com dados sobre munícipes e presos.

O jornal apurou que um desses surtos ocorre na penitenciária Lindolfo Terçariol Filho, a PII. Segundo informações obtidas pela reportagem, há registros de casos positivos de covid-19 na unidade desde o início de maio e só agora que o departamento de Saúde da prefeitura foi comunicado sobre a situação.

A prefeitura chegou a enviar 100 testes rápidos para cada unidade prisional da cidade.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para obter esclarecimentos e aguarda resposta.

Além dos positivos, há 10 casos suspeitos, desses um está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e nove estão isolados em casa.

Os sete casos ativos da doença aguardam, em casa, o fim do período de isolamento e ausência de sintomas.

LAVÍNIA

O município de Lavínia confirmou na tarde desta segunda-feira (29) mais dois positivos por coronavírus e soma cinco casos. Um deles é referente a preso, mas não foi informada qual unidade prisional. Entre os positivos, dois já estão curados. São oito casos considerados suspeitos, neste novo balanço, e nenhum paciente está hospitalizado.

Enquanto departamento de Saúde fala em surto nas penitenciárias, prefeito diz que situação do coronavírus no município está controlada. Foto: Divulgação

                       
1711720423