Prefeitura de Lavínia realiza coleta de lixo eletrônico na segunda-feira (27)

Prefeitura de Lavínia realiza coleta de lixo eletrônico na segunda-feira (27)

A Prefeitura de Lavínia comunica que realizará coleta de lixo eletrônico na segunda-feira (27) por toda a cidade. A ação promovida pelo Departamento de Meio Ambiente tem como objetivo destinar corretamente o material. Para colaborar é preciso colocar em frente à sua residência, nos dias 25 e 26 de julho, lixo como aparelhos de tv, computadores, telefones, pilhas, entre outros.

“A coleta de lixo eletrônico é uma ação de grande importância para o município. Este tipo de material contamina o meio ambiente por muitos anos se descartado de forma errada e ter a Prefeitura como parceira para destiná-lo adequadamente é fundamental manter nosso ecossistema saudável”, explica Luiz Antônio Urbano, engenheiro ambiental.

Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, é cada vez maior o número de aparelhos eletrônicos que são fabricados e consumidos pelas pessoas todos os dias. E uma das características desses produtos é justamente a curta vida útil, sempre dando lugar a versões mais modernas.

Com isso, os aparelhos que ficam obsoletos se tornam o chamado lixo eletrônico, que inclui monitores, computadores, telefones celulares, câmeras e impressoras, entre outros. Além disso, produtos como pilhas e baterias possuem produtos químicos e metais pesados em sua composição, que poluem o solo, os lençóis freáticos e contaminam as verduras e legumes que comemos.

É por isso que existem maneiras e locais certos para descartar esse tipo de lixo. Quem fabrica ou vende pilhas e baterias é obrigado a manter um ponto de coleta, em que o consumidor pode deixar os produtos usados para o descarte correto. Esse processo é conhecido como logística reversa. No entanto, essa é uma responsabilidade de todos.


                       
1711623556