Ordem Demolay comemora 15 anos em Mirandópolis

Ordem Demolay comemora 15 anos em Mirandópolis

O mês de agosto marcou uma data importante para a Ordem DeMolay de Mirandópolis. Comemorou o aniversário de 15 anos de instalação do Capítulo União Fraterna, entidade patrocinada pela maçonaria. Atualmente com 70 membros ativos, o capítulo iniciou mais de 200 jovens na cidade, com idades entre 12 e 21 anos.

O União Fraterna é destaque no cenário nacional, sendo que o capítulo, é uma das três cidades no país, que contam com uma sala de reuniões (sala capitular) local próprio para a realização dos encontros, sendo a única cidade no estado de São Paulo que conta com esse espaço.

Como parte de seus objetivos e ensinamentos, o capítulo União Fraterna contribui com diversas filantropias no município. O “Arrastão da solidariedade” realizado anualmente arrecada alimentos perecíveis para as entidades assistenciais da cidade. Em 2015, foram recolhidos mais de uma tonelada de alimentos.

Em 2007, o capítulo contribuiu com uma campanha para cadastramento de medula óssea, em conjunto com hospital do câncer de Barretos, na época, centenas de moradores participaram da ação. Foram realizadas também ao longo dos anos, campanhas de conscientização para o consumo de bebida alcoólica e de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Anualmente, os membros do União fraterna participam de todos os leilões realizados pelos órgãos assistenciais da cidade, como Apae e Amai (Associação Mirandopolense de Assistência aos Idosos), ajudando na organização e nos serviços prestados durante o evento. Por conta da pandemia do covid-19, as reuniões do capítulo estão suspensas presencialmente desde março, mesmo assim, foram doadas mais de 130 máscaras para a Amai para ajudar na prevenção dos idosos e dos funcionários do local.

Há 12 anos, o capítulo União Fraterna de Mirandópolis participa das Olimpíadas estaduais da Ordem Demolay. São disputadas modalidades como futsal, vôlei, atletismo, natação, entre outros. Cerca de 60 capítulos Demolay de todo estado de São Paulo participam do evento. O União Fraterna já se consagrou bicampeão das olimpíadas, vencendo pela primeira vez em 2010 na cidade de Jaboticabal, e, conquistando o segundo título no ano de 2012, em Ribeirão Preto, desbancando cidades favoritas como São Paulo, Limeira, Barretos e Santos.

Trabalhando para o crescimento e o fortalecimento da ordem, o União Fraterna é responsável pela fundação de três capítulos Demolay na região, nas cidades de Andradina, Guaraçaí e Ilha Solteira. Além disso, o Demolay de Mirandópolis fundou em 2015, o “Castelo União Fraterna”, que reúne crianças com idades entre seis e 11 anos, para promover ensinamentos fundamentais para se tornarem melhores jovens e adultos.

Para fomentar os laços de amizade entre os membros do capítulo e a população, todo fim de ano o União Fraterna realiza a tradicional “Festa a Fantasia”, momento de interação e diversão entre jovens e adultos.

“Não somos irmãos de sangue, somos irmãos de “verdade”, verdade esta que nos trás a nossa ordem.” – Autor desconhecido.

HISTÓRIA
A ordem DeMolay surgiu no dia 18 de março de 1919, em Kansas City, nos Estados Unidos. Foi fundado pelo maçom Frank Sherman Land. A Ordem é inspirada no último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, Jacques de Molay, que foi morto no dia 18 de março de 1314, queimado na fogueira, sendo conhecido como um símbolo de lealdade e companheirismo, pois preferiu morrer a entregar seus companheiros ou faltar com seu juramento.

A chegada da Ordem DeMolay no Brasil foi em agosto de 1980, com a instalação do Capítulo Rio de Janeiro nº 001, primeiro da América do Sul. Trazida por Alberto Mansur, a Ordem DeMolay expandiu suas fronteiras e, em pouco tempo, se espalhou pelas principais cidades do país, atingindo 3 mil membros em menos de cinco anos de existência. Com reconhecimento internacional, o Brasil foi um dos países que teve autorização para instalar um Supremo Conselho próprio. Presente em todos os estados brasileiros, a Ordem DeMolay ultrapassa a marca de 700 capítulos e cerca de quatro milhões de membros em todo o mundo.

OBJETIVOS
Os princípios da Ordem são baseados em sete virtudes: o amor filial, a reverência pelas coisas sagradas, a cortesia, o companheirismo, a fidelidade, a pureza e o patriotismo, que, durante as cerimônias são simbolizadas por velas.

A Ordem DeMolay tem por objetivo formar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens, através da prática de virtudes que procura levar os integrantes a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como forma de preparação para a vida adulta que se aproxima. A Ordem busca, de maneira sincera, formar melhores filhos, irmãos e amigos, para que, quando chegarem aos anos da maioridade, sejam melhores homens.


                       
1711704249