Índice de casos de dengue aumenta no verão; Mirandópolis registrou 1.131 casos positivos em 2020

Índice de casos de dengue aumenta no verão; Mirandópolis registrou 1.131 casos positivos em 2020

Em meio às preocupações contra a Covid-19, algumas manifestações virais acabaram sendo subestimadas, como é o caso da dengue no Brasil. A doença, que matou mais de 500 brasileiros em 2020, segundo dados do Governo Federal, teve suas ações de controle preteridas pela população e até por alguns órgãos de saúde.

Só em 2020, foram registrados mais de 1 milhão de casos de sengue em todo o país, ainda de acordo com Ministério da Saúde. Neste período de maior incidência de chuva e calor intenso, condições favoráveis para a proliferação do mosquito, os cuidados devem ser redobrados, a fim de evitar mais esta crise de ordem epidemiológica no país.

Em Mirandópolis, somente no ano passado, foram 1.131 casos positivos de dengue, sendo que em 2019 foram contabilizados 2.650 casos. Apesar de cada município desenvolver ações específicas no combate e controle da dengue, vale destacar, que a contribuição da população é extremamente importante na prevenção.

Entre as principais ações, os especialistas de Saúde Epidemiológica, alertam sobre os cuidados com a limpeza do quintal, calhas e caixas d’águas, além dos pratos de vasos de plantas, que devem ser preenchidos com areia regularmente.

O principal meio de ação contra a propagação do mosquito Aedes Aegypti é eliminar o foco de água parada, portanto, todo cuidado neste período de chuvas intensas, ainda é pouco. Já os órgãos públicos devem redobrar as ações de limpeza urbana, coleta de entulhos, inclusive, ações de conscientização para com a comunidade.

SINTOMAS DA DENGUE

A situação de pandemia, sem dúvida, foi um agravante no atendimento dos pacientes com suspeita de dengue. Isto porque, entre as recomendações dos órgãos de saúde, está a procura por atendimento em casos urgentes e emergentes, a fim de evitar aglomerações nestes locais, e logo, uma possível contaminação com o vírus da Covid.

Diante disto, muitos indivíduos ignoraram os sintomas ou evitaram o atendimento com receio da pandemia, gerando consequências graves e até casos de morte por dengue no país.

Entre os principais sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, erupções cutâneas, fraqueza, náusea e vômitos.


                       
1711715679