Oficina online e gratuita ensina artesanato em feltro

Oficina online e gratuita ensina artesanato em feltro

De 22 a 29 de fevereiro, interessados em artesanato em feltro poderão participar, gratuitamente, da “Oficina online de artesanato em feltro para iniciantes – Do básico ao essencial, da pré-produção ao pós-venda”. O projeto é realizado pela artesã, jornalista, produtora cultural e cantora Talita Rustichelli e tem como objetivo ensinar técnicas básicas do ofício, tanto para quem quer empreender, quanto para aqueles que desejam um novo hobby.

O conteúdo será gravado e disponibilizado sempre as 19h30, nos dias 22, 24, 26 e 28 de fevereiro no Facebook do ateliê Faço de Feltro (http://www.facebook.com/facodefeltro), com interpretação em Libras.

Durante a programação semanal, Talita também realizará lives para bate-papo com artesãs de Araçatuba, nos dias 23, 25 e 27 de fevereiro, no Instagram do ateliê (@facodefeltro_talita).

“O projeto foi pensado para quem quer empreender neste período de pandemia, principalmente mulheres que perderam sua fonte principal de renda. Mas nada impede do conteúdo ser muito bem aproveitado por pessoas que queiram aprender a fazer artesanato em feltro por hobby. Com as técnicas ensinadas será possível exercitar a criatividade e elaborar novos produtos para qualquer finalidade”, explica a artesã.

A oficina oferecerá técnicas básicas de feltro por meio da confecção do coelho da Páscoa, que é a próxima data comemorativa do calendário. “Pensando nesta temática, ensinarei a cortar moldes e costurar as peças para criar coelhos que poderão ser vendidos, caso a pessoa queira uma renda extra. Contudo, as técnicas ensinadas poderão ser aplicadas na confecção de qualquer outra peça de feltro, conforme a necessidade dos artesãos”, afirma Talita.

As aulas abordarão ainda alguns conceitos teóricos, instruções relacionadas a materiais, noções de estética, criatividade, organização e divulgação dos produtos, além de atendimento ao público e pós-venda.

Para participar, basta confirmar presença no evento criado no Facebook, por meio do link  https://bit.ly/2Z4RC7p , e curtir as páginas do ateliê Faço de Feltro no Facebook e no Instagram.

A oficina é realizada com apoio da Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14017, de 29/06/2020, e foi aprovado por meio da chamada pública para seleção de propostas para atividades de difusão e formação cultural da Secretaria de Cultura de Araçatuba e Prefeitura de Araçatuba.

Confira a programação das aulas e das lives:

Facebook – http://www.facebook.com/facodefeltro

  • 22/02 – Introdução e início da produção da peça
  • 24/02 – Andamento da produção da peça
  • 26/02 – Andamento da peça
  • 28/02 – Finalização da peça e conteúdo teórico

Lives no Instagram – @facodefeltro_talita

  • 23/02 – Convidada: Jaqueline Araripe, do Ateliê Petit Point, do segmento: crochê. Abordagem principal: profissionalização do artesanato.
  • 25/02 – Convidada: Viviana Viana, do segmento: feltro. Abordagem principal: como conciliar casa e trabalho.
  • 27/02 – Convidada: Luana Leite – responsável pelo coletivo de artesãos Estação Taveira. Produz artesanatos indígenas e cachaça artesanal. Abordagem principal: importância de grupos/coletivos e da participação em feiras (pós-pandemia).

                       
1713511145