Hospitais de Guararapes, Valparaíso e Guaracaí recebem ventiladores pulmonares após pedido do Ciensp

Hospitais de Guararapes, Valparaíso e Guaracaí recebem ventiladores pulmonares após pedido do Ciensp

Três municípios que fazem parte do Ciensp receberam nesta semana equipamentos de suporte respiratório emergencial e transitório que serão utilizados no tratamento de pacientes acometidos pela Covid.

Guararapes, Valparaíso e Guaraçaí receberam dois aparelhos cada um, que foram encaminhados para suas respectivas Santas Casas. A solicitação dos suportes foi feita pelo Consórcio junto à Secretaria de Estado da Saúde. A destinação das máquinas é definida pela própria secretaria estadual.

A USP/SP foi responsável pela fabricação dos aparelhos. O “Inspire” foi anunciado em março de 2020, início da pandemia do coronavírus.

O presidente do Consórcio, prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes, agradeceu o empenho de todos os envolvidos e destacou a importância da união regional em momentos como esse.

“Essa pandemia nos mostrou a necessidade de nos unirmos. E isso vale para os municípios também. Agradeço o secretário de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; o médico Ricardo Cruz, da secretaria de Saúde; os médicos Marcelo Zuffo e Raul Gonzales, ambos da USP e de Victor Borges, presidente da Rede Nacional de Consórcios públicos. Sem a ajuda dessas pessoas seria inviável a chegada desses aparelhos em nossa região”, agradeceu o prefeito.

No início de maio, outros quatros respiradores já tinham sido entregues para o município de Ilha Solteira.

O Ciensp solicitou aparelhos de suporte ventiladores contendo ventilador, monitor, bomba de infusão e demais equipamentos complementares para atender hospitais da região Noroeste. Até o momento, 10 já foram entregues e outros são aguardados nos próximos dias.

ENTREGA

Representando o prefeito Otávio, a secretária executiva do Ciensp, Rose Francé Vital, esteve nos três municípios para fazer a entrega nesta terça-feira (15/06).

Em Guararapes, o prefeito Alex Arruda parabenizou o Consórcio pela iniciativa.

“Ficamos muitos felizes com o recebimento desses respiradores. Isso vem a somar com nossa cidade e com a Santa Casa. Obrigado a todos”, foi grato o prefeito, que estava ao lado do administrador da Santa Casa, Danilo Cunha.

Administrador da Santa Casa de Valparaíso Luiz Fugii, chefe de gabinete Luiz Tobita e diretora de Saúde Paula Terçariol recebem os suportes ventilatórios

Em Valparaíso, o prefeito Carlos Alexandre não pôde receber os aparelhos devido a compromisso na capital, mas esteve representado pelo chefe de gabinete, Luiz Filipe Tobita e a diretora de Saúde, Paula Terçariol. Participou também da entrega o administrador da Santa Casa, Luiz Tsuguio Fugii.

No município de Guaraçaí, o prefeito Airton Gomes e o vice-prefeito Ademir Jesus de Oliveira, o Dada, receberam os suportes ventilatórios ao lado da diretora de saúde Jaqueline Fernandes, do presidente da Santa Casa Luiz Zambom, da administradora Cleonice Gomes e do diretor clínico Yoshio Murai.

Respiradores pulmonares também foram entregues em Guaraçaí com a presença do prefeito Airton Gomes, vice-prefeito Dada e equipe da Saúde do município