‘Contra queimaduras, prevenção é a melhor solução’, enfatiza a estomoterapeuta Daniela Tinti

‘Contra queimaduras, prevenção é a melhor solução’, enfatiza a estomoterapeuta Daniela Tinti

Anualmente cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas de queimaduras acidentais, muitas vezes causadas por situações possíveis de evitar. Devido à alta incidência de acidentes resultando queimaduras durante o mês de junho, foi instituída a lei 12026/2009, reservando o dia 6 de junho como Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.

A especialista em queimaduras, estomoterapeuta Daniela Tinti Moreira Borges, de 35 anos, explica que esse aumento no índice de acidentes está diretamente relacionado às comemorações normalmente realizadas no mês de junho, que costumam envolver fogueiras e fogos de artifício.

Devido à pandemia da covid e a necessidade de evitar festas e aglomerações, a especialista conta que a tendência é de que o número de ocorrências com fogo diminua nesta época do ano, em relação aos anos anteriores. No entanto, com o uso contínuo de álcool em gel e o aumento do tempo em que as pessoas passam em casa, os riscos de acidentes diários aumentaram, pois ficamos mais vulneráveis aos acidentes domésticos.

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) destaca como tema de campanha a prevenção de acidentes causados pelo uso inadequado de álcool, pois segundo uma pesquisa realizada pela sociedade, com pacientes atendidos em centros de tratamentos de queimados em todo o Brasil, foi identificada uma grande incidência de queimaduras por álcool em ambientes domiciliares.

De acordo com a especialista, as queimaduras podem atingir desde as camadas mais superficiais da pele até tecidos mais profundos, podendo causar dor intensa e complicações como deformidades e até mesmo óbito, de acordo com sua gravidade.

“A prevenção trata de procedimentos simples, como o de cozinhar com os cabos das panelas voltados para dentro do fogão, não cozinhar com crianças no colo, ter cuidado ao manipular alimentos e bebidas quentes, preferir lavar as mãos com água e sabão do que utilizar o álcool em gel quando estiver em casa, evitar higienizar as chaves do carro com álcool em gel”, orienta a estomoterapeuta.

CUIDADOS COM QUEIMADURAS

Daniela Tinti

Existem diversas ‘receitas caseiras’ disponíveis na internet, que prometem amenizar as dores de ferimentos com fogo ou água quente, que ao invés de ajudar acabam resultando em maiores complicações.

Segundo a doutora, a atitude imediata a se tomar após sofrer uma queimadura com fogo, vapor, líquidos e objetos quentes é a de colocar o membro afetado embaixo de água fria corrente por no mínimo 20 minutos, visando evitar os danos decorrentes da queimadura. E em seguida buscar o atendimento profissional para verificar a extensão da lesão e instituir um tratamento.

“Já houve um tempo em que as pessoas passavam muitas coisas em queimaduras com o objetivo de melhorar o ferimento, mas esses hábitos podem piorar a gravidade do ferimento a longo prazo, por isso é importante frisar para que as pessoas nunca coloquem vinagre, bicarbonato, pasta de dente, clara de ovo, açúcar ou qualquer outra substância em cima da lesão. Busque um atendimento especializado para obter o melhor tratamento possível”.

ESTOMOTERAPIA

A estomoterapia é uma área muito recente no Brasil, que trata de uma especialidade exclusiva da enfermagem. Segundo a doutora Daniela Tinti, a diferença entre um profissional de enfermagem e um estomoterapeuta é o conhecimento aprofundado adquirido durante a especialização, focado para atender pacientes com feridas de difícil cicatrização, estomas e incontinências anal e urinária.

“Na prática recebo os pacientes no consultório ou faço atendimento domiciliar, em caso de pacientes acamados ou puérperas (fase pós-parto), que possuem maior dificuldade de locomoção. Durante a consulta é feita uma análise da lesão do paciente, para que seja instituído o tratamento adequado para a lesão identificada. A partir disso, existe uma gama de produtos que podem ser escolhidos de acordo com as características da pessoa e também da lesão”, explica Daniela.

Em casos de lesões causadas por queimaduras ou feridas no corpo, o ideal é que o paciente procure por atendimento profissional de um estomoterapeuta, bem como para o tratamento preventivo de pacientes com diabetes e demais doenças que intensificam os riscos do desenvolvimento de lesões.

SERVIÇO

– Dr. Daniela Tinti
– Estomoterapeuta
– Rua Getúlio Vargas, 337
– Contatos:
(18) 98107-4468
(18) 98104-3624
(18) 3701-1506


                       
1714033039