Fabiélson Vieira aposta no empoderamento pessoal para superar os desafíos no Panamá

Fabiélson Vieira aposta no empoderamento pessoal para superar os desafíos no Panamá

Quando dizem que tem mirandopolense espalhado pelo mundo todo não é brincadeira. Prova disso é Fabiélson Carlos Carmelo Vieira, de 41 anos, conhecido pelo apelido de Preto, que mora há cerca de dois anos no Panamá (América Central). Administrador de Empresas com MBA em Logística Empresarial e Supply Chain, o mirandopolense trabalha na Sanofi e ainda está com um projeto pessoal, o Empodera Você, com objetivo de empoderar as pessoas a se conectarem aos seus reais valores e essência. Confira sua entrevista ao jornal.

INFÂNCIA E JUVENTUDE

“Nasci em Mirandópolis, onde fiquei até os 16 anos. Vale ressaltar que na cidade a maioria das pessoas me conhece pelo apelido, que é Preto, muitos não sabem nem meu nome (risos). Na sequência fiz Colégio Agrícola, em Pompéia. Era um colégio de sistema internato, onde saiamos apenas uma vez ao mês. Passei três anos morando com pessoas de todos os lugares do Brasil, de diversas culturas, experiências e costumes, isso amplia a nossa visão sobre respeito ao próximo, possibilidades de crescimento e desenvolvimento. Depois fiz intercambio de um ano nos Estados Unidos, foi algo que achava ser impossível, mas com a ajuda dos meu familiares foi concretizado e fundamental para o caminho profissional que tive até o momento. Quando voltei dos Estados Unidos, em 2000, tive a primeira oportunidade profissional pelo fato dessa experiência no exterior e pelo idioma. Foi onde consegui meu primeiro estágio e foi o caminho da minha jornada profissional.”

GRADUAÇÕES

“Sou graduado em Administração de Empresas, tenho MBA em Logística Empresarial (FGV), MBA em Supply Chain Digital e sou Master Coaching em Liderança (OBS Business School e Universidades de Barcelona – Espanha). A decisão em fazer Administração foi pela necessidade de ter conseguido um estágio mesmo sem estar fazendo uma faculdade, ou seja, tinha que buscar um curso de graduação urgente para assinarem o meu estágio. Na ocasião não consegui seguir estudos no mundo agrícola por restrições financeiras, então tomei a decisão de fazer Administração por ser um curso amplo que me daria oportunidades de caminhar por diversas possibilidades profissionais. Já o Master Coaching foi uma decisão minha alinhada ao que quero construir para o meu futuro profissional e pessoal, que é trabalhar com desenvolvimento humano, auxiliando as pessoas.”

EXPERIÊNCIAS EM SÃO PAULO

“O fato de ser um dos maiores centros empresariais do mundo, onde estão as principais empresas, me chamava muito a atenção. Isso me motivava muito há 20 anos atrás e consegui trabalhar em multinacionais como Nívea e a Sanofi, onde estou atualmente, que são empresas líderes em seu segmento. Foi fundamental enfrentar São Paulo para ser quem sou hoje como profissional e como pessoa. Atualmente respeito quem trabalha em São Paulo e vive lá, mas chegou um momento de querer mais tranquilidade e um lugar que eu possa viver a vida em um ritmo mais devagar.”

MUDANÇA DE PAÍS

“Sempre tive comigo que as oportunidades batem a nossa porta, mas elas não fazem a maçaneta girar, quem faz isso somos nós. O que quero dizer com isso é que não adianta a oportunidade aparecer, você tem que estar pronto. A oportunidade de morar no Panamá (América Central) surgiu há dois anos quando a minha chefe na época me apresentou a vaga, justamente na área que tenho maior experiencia. Foi a partir daí que me candidatei. Passei por todo o processo seletivo interno na Sanofi e depois de dois meses, recebi o convite formal que tinha sido aprovado. O principal desafio profissional foi gerenciar 23 países na América Central, com os desafios pessoais além da diferença cultural e o idioma.”

PROJETO PESSOAL

“Há mais de três anos estou focando muito no meu autoconhecimento e o projeto Empodera Você surgiu há um ano, em consequência dos estudos. Tem como principal objetivo empoderar as pessoas a se conectarem aos seus reais valores, sua essência e descobrir o que as move e motiva.  Através de mentoria online, abordo o desenvolvimento pessoal e profissional. Digo que é uma jornada de expansão da consciência e autoconhecimento, que te transforma como pessoa, ajudando no desenvolvimento do seu plano b, e ajudando a alcançar resultados conectados ao propósito de vida de acordo com valores e princípios de cada pessoa. Na mentoria tem mais de 10 ferramentas práticas de autoconhecimento. Tenho o Instagram @empoderavoce_fv, onde posto e dou dicas de motivação, autoconhecimento e compartilho meus conhecimentos. Esse projeto surgiu da vontade de querer ajudar as pessoas a buscarem a vida que realmente querem viver. Temos uma fonte incrível de geração de recursos que é o nosso cérebro. Investir no nosso autoconhecimento nos levará a conquistas incríveis. E se empoderar de quem somos e dos recursos internos que temos é fundamental para sermos felizes.”

CARINHO POR MIRANDÓPOLIS

“O carinho é imensurável, é onde eu nasci, onde vivi parte da minha vida, onde geraram meus valores básicos de amizade, respeito, é a minha origem, e isso eu valorizo muito. Sempre que volto ao Brasil, passo alguns dias com meu pai e com amigos. Confesso que tenho ligações fortes em Mirandópolis e a possibilidade de um dia retornar é grande e gostaria de poder compartilhar meus conhecimentos com as pessoas da cidade. Será uma satisfação enorme para mim.”


                       
1714051106