“Cuidar de si mesmo também é coisa de homem”, lembra Coordenadora da Atenção Básica de Mirandópolis, sobre campanha Novembro Azul

“Cuidar de si mesmo também é coisa de homem”, lembra Coordenadora da Atenção Básica de Mirandópolis, sobre campanha Novembro Azul

Com o objetivo de estimular o cuidado com a saúde dos homens do município, o Departamento de Saúde de Mirandópolis realiza nos dias 11 e 12 de novembro, das 8h às 13h, na rua Rafael Pereira, um evento dedicado à campanha Novembro Azul, que promove a conscientização e a prevenção contra o câncer de próstata.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica da Saúde de Mirandópolis, Cássia Tavares, o evento irá contar com diversos serviços disponíveis aos homens do município que tenham a partir dos 18 anos. Entre os serviços oferecidos, será realizada a aferição da pressão arterial e da glicemia, avaliação nutricional e bucal, atualização da carteira de vacinação e realização de testes rápidos de HIV e Sífilis.

Durante o evento, os homens a partir de 50 anos, também poderão realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), feito através da coleta de sangue no local. Para a realização deste exame o jejum não é obrigatório, no entanto, é necessário que o munícipe não tenha praticado relações sexuais (ejaculações) há menos de 48 horas, não tenha andado de bicicleta ou de motocicleta nos últimos dois dias e não tenha sido submetido ao toque retal há menos de dois dias.

“É importante que os homens saibam que também existem meios de prevenção contra o câncer de próstata e assim como outras doenças, se diagnosticado logo no início existe uma maior chance de cura, por isso, nós do departamento de saúde convidamos todos os homens do município a estarem participando deste evento para dar início a esse cuidado com a saúde. Lembre-se que cuidar de si mesmo também é coisa de homem e que a saúde de vocês também é tão importante quanto à das mulheres, pois vocês também são essenciais para a família”, comenta Cassia.

Ainda segundo a coordenadora, não será necessário o preenchimento de cadastro ou agendamento prévio para participar da campanha. Os munícipes deverão apenas comparecer no local do evento com RG, CPF, Cartão do SUS e carteirinha de vacinação em mãos.

“Este evento tem como intuito motivar ainda mais os homens a realizarem os exames de rotina, no entanto, esses serviços continuam a ser oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mirandópolis durante todo o ano. Portanto, caso não seja possível comparecer ao evento, o munícipe deve procurar a UBS mais próxima de sua casa e agendar os exames”, informa a profissional, que ainda orienta que, as solicitações de exames PSA fora da campanha poderão ser realizadas apenas mediante a consulta médica.

SERVIÇO

  • Data: 11 e 12 de novembro
  • Horário: 8h às 13h
  • Local: Rua Rafael Pereira

                       
1713614711