Dia Internacional da Mulher: desafios, conquistas, superação e luta por igualdade

Dia Internacional da Mulher: desafios, conquistas, superação e luta por igualdade

No dia 8 de março, é celebrado, em mais de 100 países, o Dia Internacional da Mulher. A data foi instituída em 1975 pelas Nações Unidas, mas sua origem se encontra bem antes disso, no século 19, entremeada com a história de ações lideradas por mulheres, de cunho feminista e social, na Europa, nos países do antigo bloco soviético e nos Estados Unidos.

Hoje, embora às vezes diluído por um caráter festivo e comercial, o 8 de Março se apresenta como um dia de reflexão sobre as conquistas e os desafios sociais, políticos e econômicos das mulheres e, ainda, de reavivamento da constante e necessária luta por igualdade de gênero. É nesse espírito que, para lembrar dessa importante data, convidamos algumas mulheres para contar qual é, para elas, o significado de ser mulher – na sociedade, no trabalho, na vida. Acompanhe alguns destes depoimentos:

Jessica Bortoleti

Ser mulher é viver mil vidas em uma só, é ser forte, ser frágil, sensível, mãe, leoa, profissional, empreendedora, dona de casa, estudante, a que vai atrás e nunca deixa os desafios da vida a parar. Eu aprendi desde sempre que eu poderia ser quem eu quisesse ser, viver todos meus sonhos desde que eu mesma lutasse por eles. Aprendi com a minha mãe (Alessandra, In Memoriam), que me teve com apenas 15 anos de idade, o quão forte uma mulher pode ser. Ela me ensinou a amar incondicionalmente e nunca desistir da felicidade. Muitos me dizem que sou semelhante a ela, e digo o quanto tenho orgulho disso! Sou grata a vida que tenho, as mulheres que vieram antes de mim, minhas avós guerreiras e vencedoras, o mundo precisa um pouco mais desse amor e de tanta determinação, mesmo em dias difíceis, pois mesmo em dias de choro, elas mantêm o sorriso no rosto e o brilho no olhar. Hoje também sou mãe, e vivendo tão distante desse calor familiar, vejo que tudo que ensino aos meus filhos é fruto do que aprendi, e todos os desafios que passo morando tão longe foi porque tive como espelho grandes mulheres em minha vida, e por isso muito obrigada!

Josyeli Oliva

A figura feminina sempre foi muito forte na minha Família. Já nasci cercada por elas. Em casa totalizavam cinco e para completar, o que sempre foi meu sonho, tive duas filhas. A nossa relação sempre foi muito gostosa, a troca de ideias e aquela ajuda mútua foi a base do nosso relacionamento.  Me sinto privilegiada por poder contar com tantas mulheres incríveis na minha vida. A relação entre mães e filhas, Irmãs, bem como a maternidade em si, nos tornam mais fortes, corajosas e dispostas a enfrentar as barreiras que encontramos no meio do caminho. Temos como base de relacionamento a sororidade que carrega a ideia de que quando estamos juntas somos mais fortes!

Heloisa Junqueira

Me tornei mãe aos 21 anos. Meu crescimento e amadurecimento, como mãe e mulher, devo a elas: avó, mãe e filha. Somos quatro gerações de mulheres que vivem as delícias, desafios e superações de uma relação. Ser mulher nos permite ser mãe, trabalhar com competência, superar obstáculos com muita serenidade, amar, perdoar e muito mais. Ser mulher é conciliar força e sensibilidade, se desdobrar em mil, se superar e reinventar; é não temer desafios e enxergar as belezas e sutilezas da vida. Ser mulher é conquistar seu espaço e lutar permanentemente por igualdade. Minha eterna gratidão a elas

Renata Orsi

As mulheres da minha família são importantes e tem um lugar reservado no meu coração. Avós, mãe, sogra, tias e filha, tenho muita gratidão por essas mulheres, que são fundamentais e uma torce pelo sucesso da outra. Eu comecei a trabalhar cedo e quando tive meus filhos quem ficavam com eles era a minha mãe e a minha sogra, todos os dias elas revezavam em buscar na escola. Sempre contei com grandes mulheres na minha vida, com isso consegui trabalhar tranquilamente para as minhas conquistas profissionais. Para estudar na faculdade a minha mãe chegava em casa super cedo para dar um apoio, por isso e tudo que sou hoje agradeço as essas mulheres em especial.


                       
1713609317