Dirce Fortes Candil se torna nome de rua; Afonso pede atenção do prefeito Mirão com a limpeza do cemitério

Dirce Fortes Candil se torna nome de rua; Afonso pede atenção do prefeito Mirão com a limpeza do cemitério

Aconteceu na segunda-feira (9) a nona sessão ordinária de 2022 na Câmara de Mirandópolis. Entraram em pauta 4 indicações, 1 projeto de lei e 1 moção de pesar. O projeto de autoria do vereador Grampola Pantaleão é para tornar a avenida Dois, localizada no bairro residencial Andrea Torrente Zonzini, em avenida Professora Dirce Fortes Candil.

“Dirce Candil nasceu em Guararapes, no dia 25 de agosto de 1933, filha mais nova do casal Elisardo Fortes e Albina Frassati Fortes. Foi professora poetisa e cantora, além de eximia jogadora de vôlei na adolescência. Casou-se em 1963, com Gabriel Candil, pecuarista, e foi mãe de dois filhos – Telma e Gabriel”, diz a justificativa do projeto.

“Trabalhou nas escolas Dr. Edgar, Hélio Faria, Noêmia e 14 de Agosto, lecionando nas áreas da pedagogia, do ensino fundamental, letras, canto e coral. Foi a grande responsável pelas danças da famosa Festa das Nações que aconteceu no Edgar. Era considerada, por muitos, uma das pessoas mais cultas e queridas da cidade. Era católica e muito afetiva aos trabalhos de assistencialismo. Faleceu em 27 de junho de 2002, de complicações do diabetes, quando já estava aposentada há alguns anos. Portanto, nada mais justo que o Poder Legislativo preste essa singela homenagem à família da professora Dirce Fortes Candil”, encerra a justificativa do vereador Grampola.

Dirce recebendo uma homenagem em 1994

INDICAÇÕES

Entre as indicações, o vereador José Benedito Brufatto solicita que o executivo providencie a instalação de um redutor de velocidade (lombada) na Avenida Dr. Osvaldo Brandi de Faria, em frente as duas bocas de lobo, localizada há cerca de dez metros da Penitenciária.

O vereador Tiago Soares colocou três indicações de recapeamento asfáltico, sendo uma na rua Adejar Vieira de Faria, outra na rua Claudio Chinaglia e uma última na rua Cruz Martins Neto, todos do início até o final do bairro Sonho Meu.

Vale ressaltar que a indicação parlamentar não tem caráter obrigatório. Cabe a prefeitura decidir se acata ou não o pedido do vereador.

MOÇÃO DE PESAR

Os vereadores Afonso Carlos Zuin e Monica Machado fizeram uma moção de pesar pelo falecimento de Terezinha Célia Gonfiantini Junqueira, ocorrido no dia 28 de abril de 2022.

LIMPEZA DO CEMITÉRIO

“Há 11 anos frequento quase que diariamente o cemitério de Mirandópolis. Estive lá no sábado e fui andar nas alas mais velhas, que é 1, 2, 3, 4, 5 ,6 e 7, e fiquei espantado com o que vi. Fui pegar as minhas indicações na casa, desde 2017, e peço ao executivo, ao Mirão, que possa ver o que pode fazer de mutirão para limpar o cemitério já que estão entes queridos sepultados”, diz Afonso.

O vereador confirmou em tribuna que fez uma primeira indicação em 2017, assim como outras quatro durante 2018, 2019, 2020 e 2021, sendo que nenhuma foi atendida. “Fiquei horrorizado com o que vi na ala velha no final de semana, tudo destruído e com mato com um metro de altura. Com a falta de espaço que temos lá, que as autoridades tenham uma atenção no local em beneficio da população”, finaliza Afonso.


                       
1711716196