Município de Mirandópolis será representado por 38 atletas nos Jogos da Melhor Idade 2022

Município de Mirandópolis será representado por 38 atletas nos Jogos da Melhor Idade 2022

*Foto: delegação de Mirandópolis em 2019

Na quarta-feira (1), terá início a 24ª Edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) – nova denominação dos antigos Jogos Regionais do Idoso (Jori) – que passou dois anos sem acontecer em virtude da pandemia da Covid. De acordo com o departamento de Esportes, Mirandópolis irá participar com 38 atletas, disputando em quatro modalidades na sede em Araçatuba.

Segundo Diogo Silva, diretor do departamento, essa competição é de extrema importância para valorizar e estimular a prática de atividades físicas, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas. “O principal objetivo dos jogos é a participação e não a competição em si. Queremos que a terceira idade pratique atividades físicas durante o ano todo”, afirma Diogo.

A cidade de Mirandópolis contará com as equipes: Malha Masculino, Vôlei Adaptado Feminino 60 anos, Vôlei Adaptado Feminino 70 anos e Vôlei Adaptado Masculino 60 anos. “Podemos dizer que a pandemia ainda afeta Mirandópolis no sentido de ter uma delegação maior. E pelo que vimos no congresso do evento, até a competição esse ano terá menos atletas por todo reflexo que passamos nos últimos anos. Mas vamos retomando e espero que seja uma competição com muito espirito esportivo e coletivo”, finaliza Diogo.

JOMI 2022

Os Jogos da Melhor Idade são promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo, de organização e realização conjunta à Prefeitura de Araçatuba, que recebe e organiza esta 5ª etapa de realização dos jogos em 2022. O acesso é gratuito ao público e aberto a todos que quiserem assistir.

Os JOMI são disputados apenas por atletas com idade a partir dos 60 anos, sendo que esta edição tem registrada a presença de atleta com 93 anos. A participação é feita através de inscrições pelas próprias cidades, cujos atletas são selecionados e membros de equipes que já treinam constantemente nas diversas modalidades esportivas e de atividades interativas.

As modalidades disputadas no JOMI serão atletismo, bocha, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.

Os locais que abrigarão os jogos serão: Ginásio Plácido Rocha, Emeb Euza Neuza, Estádio Adhemar de Barros, Ginásio Orlando Ramalho (Matarazzo), Shopping Praça Nova, Seca Clube (Sindicato dos Empregados do Comércio de Araçatuba), Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, Complexo Esportivo Sesi Araçatuba, Tennis Pro Araçatuba (TPA Sport Center) e ACEA – Associação Cultural e Esportiva de Araçatuba.

Segundo Sergio Tumelero, secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SMELR) de Araçatuba, toda a organização é responsabilidade da Prefeitura de Araçatuba, com projeto aprovado pela Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo. “A Prefeitura a responsável por providenciar alojamento, transporte e alimentação dos atletas. Grande parte é subsidiada com recursos da Secretaria Estadual, tendo contrapartida financeira municipal, mas ainda a logística é toda da prefeitura, com processo de contratação e, no caso de alimentação, com processo de licitação também a cargo do Município”, finaliza Tumelero.


                       
1711720424