CREAS realiza evento para conscientização contra a violência ao idoso

CREAS realiza evento para conscientização contra a violência ao idoso

Na tarde do dia 22 de junho (quarta-feira), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou evento de conscientização contra a violência ao idoso, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), em Mirandópolis. O encontro contou com uma palestra ministrada pela assistente social, Monica Machado Ijichi, e pela psicóloga, Mariana Molina Neri. Cerca de 40 idosos participaram do evento, entre eles, idosos do CCI, acompanhados pelo CREAS e alguns residentes da Associação Mirandopolense de Assistência aos Idosos (AMAI).

Além da palestra, o evento também contou com uma apresentação do grupo Cia de Teatro de Coroas, de Valparaíso, coordenado pelo professor Fabrício Samuel. Em sua trama, a peça abordou os tipos mais frequentes de violência que são cometidos contra a população idosa.

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

O dia 15 de junho foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como um dia para repudiar a violência contra a pessoa idosa em todo mundo, por meio do reconhecimento de suas vulnerabilidades e direitos, bem como a divulgação das formas de protegê-los. A data se deu após mobilização da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Segundo o site Rádio Senado, a violência contra idosos é uma realidade e os casos têm aumentado no país. Há a violência física, como abuso e maus tratos físicos; violência por negligência ou abandono, que os priva de medicamentos, cuidados de higiene e proteção contra o frio ou o calor; violência econômica praticada por familiares, pessoas conhecidas ou até desconhecidas.

Imagem cedida pela organização do CREAS.

                       
1713456671