Jovens atletas se destacam no cenário esportivo do interior paulista

Jovens atletas se destacam no cenário esportivo do interior paulista

O Brasil é conhecido como o país do futebol, mas aqui no interior, outros esportes também têm conquistado seu espaço. Um bom exemplo disso são as equipes esportivas de Mirandópolis que têm se destacado na cena do interior paulista, como os times de vôlei, basquete e atletismo.

A aluna da escola ‘14 de Agosto – COC Mirandópolis’, Julia Yurugi Costa, de 14 anos, se classificou para a fase final de atletismo dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), em Praia Grande-SP. Para seu professor, André Terenci, os jogos escolares geram uma grande possibilidade de atletas conseguirem índice para competir nacionalmente ou em um evento sul-americano. Julia faz parte da geração mirim de atletas mirandopolenses e, assim como ela, o time de vôlei feminino sub 17, também de Mirandópolis, se classificou para a final do JEESP, em Lindóia.

BASQUETE

Não é apenas no vôlei e no atletismo que Mirandópolis vem conquistando seu espaço. O time de basquete, The Doctors Basketball – MEC esteve no último dia 4 de julho, em Birigui, para participar dos Jogos Regionais na categoria livre. A equipe foi superada pelos times de Araçatuba e Birigui, respectivamente. Mas, segundo o técnico do time e professor de educação física, Ricardo Antunes de Souza, objetivo era participar para proporcionar aos jovens atletas uma experiência diferente do habitual.

O time surgiu em 2015 com a necessidade de atender a demanda de alunos que gostavam de basquete e não tinham espaço na comunidade para praticar o esporte. Desde então, Ricardo se voluntariou a treinar a equipe, que inicialmente era composta apenas por alunos e hoje se expandiu competindo nas categorias mirim, infantil e adulto. Em 2017 ele foi convidado a integrar o projeto social às modalidades oferecidas pelo Departamento de Esporte e Lazer do município, o que trouxe melhorias na estrutura do time com bolas, coletes, uniformes, transporte e incentivo a participar de competições representando Mirandópolis.

A prática esportiva além de estar ligada diretamente à saúde, eleva a autoestima e promove a integração social, diz o professor de educação física, Andre Terenci que, enaltece o trabalho dos educadores, “vejo que nós, professores, somos grandes incentivadores destes jovens a se tornarem grandes atletas”, define Terenci. É diante de um cenário nada estimulante que o papel de profissionais como André e Ricardo se fazem de extrema importância, pois é através dele que novos atletas podem surgir.


                       
1713877067