Sob o comando de Luana Lustosa, ginástica rítmica movimenta as crianças de Mirandópolis

Sob o comando de Luana Lustosa, ginástica rítmica movimenta as crianças de Mirandópolis

Foto: Divulgação

Mirandópolis está vivenciando um momento interessante na ginástica rítmica, graças ao trabalho da professora Luana Lustosa Guedes de Toledo. Com 31 anos, ela tem levado suas alunas a se destacarem em competições e festivais, trazendo visibilidade e entusiasmo para o esporte na região.

Recentemente, o 5º Troféu Interior de Ginástica Rítmica, realizado em Penápolis no dia 15 de junho, foi um marco importante para o projeto GR Luana Lustosa. A competição representou não apenas um desafio para as jovens atletas, mas também uma vitrine para o potencial escondido nas pequenas cidades. Alunas como Camila Vitória, de Valparaíso, e Ana Lis Agassi, de Mirandópolis, tiveram a oportunidade de participar do evento, acumulando valiosas experiências que, segundo Luana, são essenciais para seus crescimentos profissionais e pessoais

O caminho até o Troféu Interior começou na cidade de Andradina, onde Camila e Ana Lis participaram de um festival de dança. Este evento preparatório ajudou as meninas a ganharem confiança e familiaridade com os palcos e competições. Luana descreve esses momentos como sendo mágicos não apenas para as talentosas alunas, mas para toda a cidade, que começa a perceber o valor e a beleza da ginástica rítmica.

Além da competição de Penápolis, o futuro reserva novas oportunidades para essas jovens atletas. Em 20 de julho, as alunas estarão se dirigindo aos Jogos Regionais em Araçatuba. A dedicação de Luana vai além dos treinamentos técnicos; ela tem a missão de inspirar e transformar vidas através do esporte. Sua visão sobre a importância do aprendizado contínuo e o valor da experiência prática está moldando uma nova geração de atletas dedicadas e resilientes.

PROJETO EM MIRANDÓPOLIS

O projeto conta com a parceria do Departamento de Esportes de Mirandópolis e acontece nas terças e quintas, nos horários das 10h às 11h, das 14h às 16h e das 17h às 18h. As aulas são ministradas no Ginásio Municipal de Esportes e na Quadra Coberta da Colina Verde, contando com 35 alunas na cidade.

Luana possui diversos cursos na área da ginástica e balé, sendo o mais recente em Guaratinguetá, com técnicas da seleção brasileira. “A ginástica rítmica é uma modalidade esportiva que engloba diversas outras modalidades dentro do esporte, como balé, contemporâneo, dança teatral, abrangendo vários aspectos dentro do universo da ginástica”, detalha a professora

“O projeto teve início em Valparaíso, quando eu ainda morava lá, há mais ou menos um ano, de forma particular. Atualmente, o projeto é realizado em Valparaíso e, quando retornei para Mirandópolis, dei início às atividades aqui, sendo que já se passaram seis meses desde então. O interesse em expandir as aulas para o município surgiu devido à minha forte ligação com a dança, desde os 7 anos de idade. A ginástica sempre fez parte da minha vida, porém, circunstâncias me levaram a trabalhar em outras áreas, como salão de beleza, onde dediquei parte do meu tempo. A vontade de retornar surgiu quando decidi fazer uma aula experimental de ginástica rítmica. Desde criança, tenho experiência nessa área, participei da baliza na BM3 (Banda Marcial e Municipal de Mirandópolis) e, após algum tempo, acabei dando aulas em todas as bandas da região, retornando atualmente para lecionar na BM3. Foi então que decidi iniciar as aulas em Valparaíso. O projeto tem crescido em Mirandópolis.”

A aluna Ana Lis, de 9 anos, compartilha que a professora tem ensinado, incentivado e auxiliado muito em sua evolução e ressalta a dedicação de Luana. “Sempre tive o desejo de praticar ginástica rítmica desde os 4 anos de idade e estou adorando as aulas. A professora é muito legal e ensina de forma excelente”.

Heloisa, mãe da pequena Ana Lis, compartilhou como tem sido acompanhar a evolução de sua filha. “A Ana sempre quis participar da ginástica rítmica ou artística, sempre gostou desse tipo de exercício. Desde pequena, ela assistia a filmes e séries com essa temática, mas, como na nossa cidade não havia essa oportunidade, lembro-me que no Natal ela escreveu uma cartinha para o Papai Noel expressando seu desejo de se tornar ginasta. Ela pedia um collant e, porém, como o Papai Noel local não lhe trouxe um collant, mas sim outra coisa, ela ficou triste. Em janeiro, vi o anúncio da Luana sobre o projeto de ginástica e a alegria dela foi imensa. Ela fez a aula experimental e simplesmente adorou, era tudo o que ela mais queria. Ela disse: ‘Viu mamãe, o Papai Noel não me deu, mas o Papai do Céu me deu’. Ela é apaixonada pelas aulas de ginástica rítmica, ama a professora, pois ela a incentiva muito. Em casa, ela pratica tudo o que é passado nos treinos, é muito dedicada no que faz. Todo tipo de exercício é ótimo; basta cada um encontrar o que gosta, e Ana tem incentivado muito os amiguinhos da sala”, revela Heloisa.

Os interessados em fazer parte do projeto podem entrar em contato com Luana Lustosa através do WhatsApp (18) 99110-1124, para crianças de 6 a 14 anos de idade.


                       
1721513976