‘Além de defesa pessoal, o judô é desenvolvimento de disciplina e respeito ao próximo’, explica Tadao Takeuti

‘Além de defesa pessoal, o judô é desenvolvimento de disciplina e respeito ao próximo’, explica Tadao Takeuti

Foto: Allan Mendonça

Célio Tadao Takeuti, 52 anos, é um sensei de judô nascido em Americana e que trabalhou no 28º Batalhão de Infantaria Blindada, em Campinas. Após um período, ele migrou e viveu 17 anos no Japão. A decisão de ficar em Mirandópolis aconteceu de forma inesperada, ele veio à cidade para trazer um recado a um amigo e acabou se apaixonando pela cidade, passando a se considerar um cidadão mirandopolense. Tadao conheceu o judô aos 7 anos de idade e se orgulha de sua trajetória no esporte, tendo participado de vários campeonatos e conquistado a faixa preta em 1988. Recentemente, Tadao concedeu uma entrevista ao jornal AGORA NA REGIÃO, onde compartilhou mais sobre sua trajetória. Confira abaixo a entrevista completa.

Onde nasceu?

Nasci na cidade de Americana e fui militar no 28º Batalhão de Infantaria Blindada em Campinas. Migrei para o Japão em 1991, onde vivi por 17 anos. Quando retornei, vim direto para Mirandópolis, que é a minha cidade do coração e me recebeu de braços abertos.

Como conheceu Mirandópolis?

Foi muito sem querer. Vim do Japão para entregar um recado a um amigo e acabei ficando por aqui. Me apaixonei pela cidade e hoje me considero um cidadão de Mirandópolis.

Como surgiu o interesse em praticar judô?

Desde muito jovem, aos 7 anos, ingressei no judô. Participei de muitos campeonatos e, em 1988, conquistei a minha faixa preta com muito orgulho. Inicialmente, entrei no esporte pela busca de saúde e disciplina, mas acabei me apaixonando e continuo praticando até hoje.

Tadao Takeuti, de 52 anos, conquistou a faixa preta em 1988. Foto: Allan Mendonça

Quando iniciou as aulas de judô na cidade?

Há mais ou menos um mês, começamos o projeto de judô aqui em Mirandópolis, após uma reunião que tive com o pessoal do CREAS. Conheci o Diego Moreno, o diretor de esportes, e mencionei que era faixa preta e poderia ser voluntário nas aulas. Ele me disse que tinha uma academia disponível e, interessando-me pela ideia, começamos o projeto.

Quando acontecem as aulas e onde?

As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, às 19h, e aos sábados, às 13h, no Ginásio de Esportes de Mirandópolis.

Quantos alunos tem atualmente?

Atualmente, estamos com 16 alunos, sendo que a idade mínima para participar é de 6 anos.

Aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, às 19h, e aos sábados, às 13h, no Ginásio de Esportes de Mirandópolis. Foto: Allan Mendonça

O que precisa fazer para participar? 

Basta comparecer ao Ginásio de Esportes e procurar o Diego, algum membro da diretoria ou a mim durante as aulas.

Como faz para iniciar?

No início, não é necessário ter um kimono nas primeiras aulas. À medida que os alunos forem aperfeiçoando suas habilidades, solicitamos que adquiram o kimono, caso a família tenha condições. Se não puderem comprar, encontraremos uma solução por meio de doações.

O que envolve as aulas?

As aulas incluem treinamento físico, desenvolvimento de disciplina, incentivo a boas notas na escola, respeito aos pais e, por fim, educação em defesa pessoal. Utilizamos o método tradicional do judô, que é um sistema milenar que nasceu no Japão em 1880, fundado pelo Sensei Jigoro Kano.

Quer deixar uma mensagem?

Gostaria de agradecer a todos os cidadãos de Mirandópolis por me receberem de braços abertos e aos envolvidos no esporte local por acreditarem em mim e no meu projeto. E por fim, aos alunos e pais pelo apoio que têm me dado. Mais do que ensinar, sou grato pelo aprendizado que tenho com eles. Agradeço a Deus por essa bênção, que sempre foi meu sonho. Obrigado, Senhor! 


                       
1728973014