Mirandopolense brilha no beisebol japonês e representará o Brasil no Sul-Americano no Peru

Mirandopolense brilha no beisebol japonês e representará o Brasil no Sul-Americano no Peru

Foto: Divulgação

João Gabriel Monteiro Marostica, um atleta mirandopolense, está em evidência no cenário esportivo brasileiro. Atualmente jogando pelo Tochigi Golden Braves, na liga de beisebol do Japão, João acaba de ser convocado para representar a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano, que ocorrerá em novembro no Peru. A convocação é um reflexo de sua determinação e talento no beisebol, uma trajetória que começou desde muito cedo.

A história de João com o beisebol começou quando ele ainda era muito jovem. Logo após se mudar de Maringá-PR para Mirandópolis, João entrou para a natação aos poucos, mas aos oito anos, devido à influência de amigos e familiares, começou a praticar beisebol. “A família sempre foi envolvida com esportes, e o beisebol sempre esteve presente”, explica João.

Em 2010, com apenas nove anos, João fez sua primeira viagem internacional ao representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano, realizado no Equador. A carreira do jovem prodígio se acelerou a partir daí. Em 2014, participou de outra competição, desta vez no Japão, e já havia competido anteriormente no Peru. Seu talento foi logo reconhecido, e em 2015, João foi selecionado para se tornar acadêmico interno no Centro de Treinamento Ibiuna, um dos maiores centros de formação de atletas no Brasil.

A mãe de João, Renata Neri Monteiro Marostica, destaca que a fase no Centro de Treinamento foi crucial para o desenvolvimento do filho. “Foi ali que ele recebeu um treinamento intensivo que culminou em várias convocações ao longo dos anos”, detalha Renata, que reforça o apoio do pai, Andre Luis Moretti Marostica.

Antes da pandemia, em 2019, João teve a oportunidade de um intercâmbio esportivo-cultural nos Estados Unidos. E em 2022, sua jornada o levou a competir na Copa Mundial de Beisebol Sub-18 em Sarasota, na Flórida.

Logo após esse torneio, João participou de um College Showcase em Phoenix, no Arizona, promovido pela Major League Baseball (MLB), onde mais uma vez se destacou. Sua trajetória culminou, mais recentemente, na oportunidade de jogar pelo Tochigi Golden Braves no Japão, uma experiência que ele considera transformadora.

EXPERIÊNCIA NO JAPÃO

Em um breve período de férias em Mirandópolis, João compartilha sua experiência: “Estar no Japão está sendo incrível. Além da oportunidade de jogar em um alto nível, estou vivenciando uma cultura rica e aprendendo muito tecnicamente.” Ele faz questão de ressaltar que essa oportunidade surgiu devido aos treinamentos realizados no CT Yakult em Ibiúna, que é conhecido por ser uma grande vitrine para os talentos do beisebol.

João Gabriel já se prepara para retornar ao Japão no início do ano e aguarda ansiosamente a oportunidade de representar o Brasil no Sul-Americano. Com uma carreira promissora e um futuro brilhante pela frente, João é um exemplo de dedicação e amor pelo esporte que, sem dúvida, inspirará muitos ao redor da sua cidade natal.

1737077551