Recolhimento

Recolhimento

Foto: Paroquia de Capoeiras

Outubro encerrado e novembro começando. O sábado (2) é dia de Finados – cujo nome oficial na liturgia é Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos –, em que nos lembramos dos entes queridos falecidos e rezamos por todas as almas. No purgatório elas sofrem as penas temporais e não podem rezar por si mesmas; já estão salvas e irão para o Céu, mas ainda passam pela purificação necessária. Não reclamam, só pedem nossas orações… Mesmo não as ouvindo, devemos atender seu pedido… A Igreja ensina que alivia seu sofrimento.

O mês de outubro é dedicado ao Rosário e às Missões. A recitação do Rosário é a arma mais poderosa, depois da Santa Missa, para sanear todos os males, sofrimentos e desvirtuamentos do mundo. Por sua vez, as Missões são o meio de que a Igreja sempre se utilizou para propagar o Evangelho, e seu sucesso depende também daqueles que não fazem missão – tanto que as Missões têm como patronos São Francisco Xavier, missionário jesuíta (1506-1552) que chegou até os confins do Oriente (Índia, Malásia, Japão, China…), e Santa Terezinha do Menino Jesus (1873-1897), que ingressou no Carmelo de Lisieux (França) e lá ficou até a morte.

Tudo isso – a recitação do Rosário, o dia de Finados, nossas orações pelas almas e pelas Missões – exige de nós um recolhimento que os tempos atuais costumam dificultar. Brasileiro é um povo muito afetivo e falante, mas entre a virtude e o vício passa um fio muito estreito: nesta terra, falar da vida alheia é como se fosse quase uma obrigação. Com muita facilidade se costuma reparar nos defeitos do próximo e condená-lo. Mas basta imaginarmos São Francisco Xavier evangelizando – chegou a batizar 10.000 em apenas um mês! –, Santa Terezinha recebendo “mais espinhos que rosas”, como ela mesma declarou, ou as queridas almas do purgatório suplicando nossas orações, para então nos darmos conta de que isso não edifica e afasta de Deus.

Não nos entreguemos ao espírito mundano. Não joguemos tempo fora com coisas inúteis, que não nos dizem respeito – ou pior, pecaminosas… Que o Espírito Santo forje os nossos corações na virtude para que nos interessemos sempre mais pelas coisas mais importantes e elevadas! Façamos silêncio, nos recolhamos mais, e rezemos pela humanidade, pelos falecidos, pelas Missões!… Que São Francisco Xavier, Santa Terezinha do Menino Jesus e as almas do purgatório nos ajudem, intercedendo por nós!

1734181716