Em Lavínia, escola Cel. Joaquim Franco de Mello realiza celebração do Dia da Consciência Negra
Foto: Divulgação
Na quinta-feira (21), a Escola Municipal Cel. Joaquim Franco de Mello, em Lavínia, realizou um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Com a participação de diversos professores, o projeto buscou valorizar a cultura afro-brasileira e enfatizar a luta contra o racismo, além de destacar a riqueza cultural das comunidades negras ao redor do mundo.
Em Ciências, sob a coordenação das professoras Adriana e Ana Carla, os alunos expuseram trabalhos sobre genética e traços físicos humanos, além de mostrar a importância do continente africano como berço da humanidade.
Nas disciplinas de História e Geografia, sob a responsabilidade dos professores Graziela, Maysa, Rosilene e Gustavo, foi abordado o relevo africano e suas características únicas, além de personagens históricos que influenciaram a cultura e a política mundial. O evento contou também com um momento de diálogo entre professores e alunos sobre o uso de expressões racistas e a importância de um vocabulário mais inclusivo.
As disciplinas de Ciências e Geografia também trabalharam a culinária afro-brasileira, onde os alunos apresentaram alimentos e ingredientes da cultura africana que foram inseridos à mesa brasileira, explicando a história e as tradições de cada receita. A releitura do livro “Quarto de Desejo”, da escritora africana Carolina Maria de Jesus, ressaltou a luta da autora contra a desigualdade e o preconceito. O ponto alto do evento foi uma apresentação de dança com ritmo e coreografia africana, organizada pela professora Tiara Martins, de Educação Física.
Para Graziela Soares, professora de História e uma das organizadoras do evento, momentos como este são importantes para trazer à tona debates que visam construir um mundo mais justo e igualitário. Tânia Scarano, diretora de educação, acredita que estratégias como estas estimulam os alunos a conhecerem e valorizarem a cultura afro. “O projeto elaborado pelos professores e protagonizado pelos alunos foi bastante relevante para a atualidade. As atividades interdisciplinares mostraram quão rica é a cultura da raça negra e o respeito que devemos ter por qualquer cidadão”.