Aguardando o Natal – o Protetor
Foto: Fotografia de presépio: Niltza Beatriz Santillan Castillo
A paz é desejada pela maioria dos corações, e o momento em que ela se derramou profusamente na terra está retratado no presépio, quando uma multidão de Anjos entoou louvores dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” (Evangelho de São Lucas, cap. 2, v. 14). Tão grande júbilo é pelo cumprimento daquilo que estava prenunciado no Livro do Profeta Isaías, cap. 9, v. 5: “porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz”.
O Menino Deus, debruçado no presépio, tinha os cuidados da Mãe – a maior e melhor de todas – e a vigilância do pai – o maior e melhor de todos. E como pouco está escrito sobre São José, não temos a dimensão da sua personalidade e sua atuação na salvaguarda da Sagrada Família – e Jesus não nasceu num palácio fortificado que lhe garantisse proteção, mas numa manjedoura, sendo logo em seguida perseguido e refugiado… O Príncipe da paz precisou ele mesmo da proteção dos pais para que depois propagasse essa paz com seus atos de amor, suas palavras de sabedoria, seus milagres incontestes e seu sangue derramado na cruz.
E a Nossa Senhora, jovem ainda, foi dado o maior varão dentre todos, que carrega o título de “terror dos demônios”. Também nesse aspecto, nenhuma mulher foi tão agraciada como Ela, Mãe de Deus e esposa de São José, o zelador dos maiores tesouros do mundo, aquele que preservou a paz do Senhor da paz e da Rainha da paz. E se alguém quer aproximar-se mais de Jesus e Nossa Senhora, peça a intercessão de São José! Quem quer ver a Igreja mais viva e forte, quem quer a paz no mundo, quem quer fugir dos vícios, recorra a Ele!
Com a sua intercessão e a de Nossa Senhora, e em nome também do querido Pe. Orlando Maffei e de todos os colaboradores e benfeitores da Paróquia São João Batista, desejamos a você, sua família, seus amigos e conhecidos, um santo e feliz Natal, na graça e na alegria deste tempo sublime! Que o “castíssimo esposo da Virgem Maria” nos leve até Ela e Jesus, e ali, no convívio dos três, mesmo em meio às aflições deste mundo, gozemos da proteção e da paz que todo coração almeja!