A trajetória de fé e empreendedorismo de Carlos Vidraceiro: do trabalho na lavoura e vidraçaria ao compromisso político

Foto: Divulgação
O segundo filho do casal Gerônimo Ribeiro de Oliveira e Maria Santa dos Santos, Carlos dos Santos Oliveira, ou Carlos Vidraceiro, como é mais conhecido, veio da Bahia para Mirandópolis em 1995, acompanhando os pais. Posteriormente, mudou-se para Lavínia, onde atualmente possui uma vidraçaria, atua como presbítero na Igreja Assembleia de Deus – Ministério Ipiranga e, mais recentemente, como parlamentar na Câmara Municipal.
Natural de Santa Rita de Cássia-BA, Carlos relembra que, ainda criança, ajudava seu pai em serviços braçais, tanto nas lavouras quanto na construção de cercas. “A vida era difícil lá no interior da Bahia e, no início dos anos 90, ainda mais,” recorda. Foi nesse período que seu pai decidiu migrar para o interior de São Paulo, com o objetivo de trabalhar nas usinas de açúcar e álcool, cortando cana. Na época, Carlos tinha apenas 12 anos e relata que era comum muitas famílias deixarem a Bahia em busca de melhores condições de vida em outros estados.
Inicialmente, sua família residiu em Mirandópolis e depois se mudou para Lavínia, onde seu pai recebeu a missão de cuidar da igreja. Enquanto morava em Lavínia, Carlos começou a trabalhar na Vidraçaria Líder de Mirandópolis e lembra que, nos dois primeiros anos, fazia esse trajeto de bicicleta todos os dias. “Eu ainda era menor de idade, então ia de bicicleta todos os dias e voltava até conseguir tirar a carteira de motorista.”
No total, foram 18 anos de serviços prestados na Vidraçaria Líder, até que decidiu empreender e investir no comércio de Lavínia, montando sua própria microempresa. Paralelamente à sua carreira profissional, Carlos foi consagrado presbítero e colaborou com seu pai na igreja.

INÍCIO NA POLÍTICA
Sua entrada na política municipal é uma extensão de seu compromisso com a comunidade. A confiança dos moradores culminou em sua eleição para vereador em 2024. Casado com Fernanda dos Santos Oliveira e pai de Letícia e Kemilly, Carlos afirma que pretende atuar na câmara defendendo valores cristãos e familiares, além de buscar soluções para a melhoria da economia local.
“Nós sabemos que a família é um projeto divino. Desde o princípio, Deus instituiu a família como a base para a formação do caráter, dos valores e da educação de nossos filhos. Quando investimos na família, estamos investindo no futuro da nossa cidade. Por isso, defenderei políticas públicas que fortaleçam os laços familiares, incentivando programas que promovam a valorização da paternidade e da maternidade, além de apoiar a infância e a juventude. Também me oporei a qualquer ideologia que tente enfraquecer a família. Além disso, precisamos cuidar das famílias em momentos de vulnerabilidade e fortalecer a economia local para criar mais oportunidades de emprego.”
CONFIRA AS ENTREVISTAS DO ESPECIAL VEREADORES LAVÍNIA 2025