Confraternização Desportiva Internacional Nikkei: atletas de Mirandópolis conquistam medalhas em competição no Peru

Foto: Divulgação
A equipe de atletismo de Mirandópolis brilhou em Lima, no Peru, durante a XXVI CONFRA – Confraternização Desportiva Internacional Nikkei, competição realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2025. Representando a região Noroeste, a delegação brasileira contou com 20 atletas, sendo 16 de Mirandópolis: 6 adultos, 6 master e 4 infantis. Para completar contou com participantes de Pereira Barreto, Araçatuba e Promissão.
A competição reuniu atletas de diversos países como Brasil, Peru, Argentina, Bolívia, Japão, Republica Dominicana, Estados Unidos, Chile e Paraguai. No quadro de medalhas, os atletas de Mirandópolis conquistaram 43 medalhas, sendo 10 na categoria adulto, 26 na master e 7 na infantil.
Na modalidade de atletismo, os atletas brasileiros tiveram um desempenho excepcional, conquistando diversas medalhas e garantindo o título de campeão geral da modalidade. Vale ressaltar que as seletivas são bastante rigorosas, onde apenas dois ou quatro atletas de cada prova conseguem a classificação.
Para Luiza Rie, que competiu no salto triplo e alcançou o terceiro lugar com a marca de 10 metros, representar Mirandópolis em uma competição internacional foi um momento de muito aprendizado.
“Essa competição tem um significado enorme para nós. Além de ser uma oportunidade de mostrar nosso talento e dedicação, é um reflexo de todo o esforço e treinamento que realizamos ao longo dos anos. Participar de um evento internacional como esse nos permite evoluir no esporte e ganhar visibilidade.”






Luiza ainda conta que se sentiu honrada em participar de uma competição internacional como o CONFRA 2025. “Tive a oportunidade de conviver com atletas de diferentes países, isso nos permitiu trocar experiências, entender novas culturas e crescer tanto no esporte quanto como pessoas. Além disso, percebemos o quanto o espanhol aprendido na escola foi útil, pois conseguimos nos comunicar bem e interagir com atletas de outros países. Voltei para casa com muitas boas memórias, novas amizades e a certeza de que essa vivência ficará para sempre em minhas lembranças. O CONFRA foi muito mais do que uma competição; foi uma experiência transformadora que fortaleceu ainda mais nosso espírito esportivo”, complementa.
A auxiliar técnica, Elsa Abe, destaca o esforço dos atletas de Mirandópolis. “A conquista dos atletas de Mirandópolis é resultado de muito esforço e dedicação, além do trabalho essencial do técnico e treinador Roberto Kanda e de toda a equipe do Atletismo. Parabenizamos todos os atletas pelo desempenho e agradecemos aos familiares e acompanhantes pelo apoio fundamental. O esporte continua sendo um exemplo de superação e união. Agradecemos principalmente o apoio do Diretor do Departamento de Atletismo, o Sr. Eduardo Kague.”







EQUIPE QUE REPRESENTOU MIRANDÓPOLIS
Categoria Adulto: Marco Antonio Francisco, Bruno Shinji Shimada, Julia Midory Yurugi Costa, Lívia Lie Murai, Luiza Rie Watanabe e Maria Luiza Sakiyama Inácio da Silva
Categoria Master: Elsa Setuco Okiyama Abe, Maristela Emiko Yokoyama Kanda, Cezar Yoshio Maruyama, Edson Ricardo Eidi Takagi, Marcelo Erick Moriyama e Matheus Cesar Moriyama
Categoria Infantil: Guilherme Haruto Kinoshita Maruyama, Alícia Miya Hamada, Davi Raimundo Zanata e Sofia Yamashita Ferreira
Técnicos: Roberto e Maristela Kanda
Treinadores: Joniel da Silva Corte e Hina Kurachi
Auxiliares: Elsa Abe, Roberta Kanda, Marco Francisco, Bruno Shimada, Flavia Zanata, Tatiana Hashimoto, Lirian Yamashita e Erica Yanashita