Prefeito Salvador Matsunaka avalia primeiros 45 dias de mandato em Lavínia como positivos

Foto: Arquivo AGORA NA REGIÃO
Passados 45 dias de seu quinto mandato, Salvador Matsunaka faz um balanço positivo do início do ano, fala sobre obras e projetos em andamento e comenta sobre a movimentação para o próximo pleito. Segundo ele, a continuidade dos trabalhos tem garantido o avanço de obras e projetos que beneficiarão a população.
Matsunaka destacou que a reeleição foi tranquila e que a prioridade tem sido manter a qualidade dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. “Nós procuramos sempre em nossos governos manter uma estrutura bem organizada e estamos trabalhando para dar sequência ao que já estava em andamento, garantindo que Lavínia continue se desenvolvendo e oferecendo os serviços básicos com a qualidade que a população merece”, afirmou o prefeito.
OBRAS
Entre as obras em andamento, ele citou a reforma e revitalização do bosque municipal que aguarda liberação da assinatura do convênio pelo governo estadual que inclusive já foi publicada no Diário Oficial.
A creche escola é outra obra em andamento. O chefe do executivo explicou que essa construção foi iniciada e paralisada em outra administração e que em seu último mandato “foram quatro anos visitando o FDE (Fundação para Desenvolvimento da Educação) em São Paulo para conseguir liberação e dar andamento”.
A Praça Suspensa é outra obra em fase de finalização e faz parte de um projeto de revitalização na vicinal que leva ao cemitério municipal. “Ainda está prevista uma readequação na iluminação pública nessa via. Nós pretendemos iluminar aquele trecho para que as pessoas possam fazer caminhada inclusive a noite”, contou.
Duas obras já finalizadas, além embelezar promete movimentar a economia do município: uma é praça central finalizada e reinaugurada em 2024 que já atraiu comerciantes e outros possíveis investimentos nas proximidades. Também tem a “Praça de Alimentação”, no jardim Santa Lúcia, saída para Mirandópolis, que é um espaço disponível para os empreendedores no ramo alimentício.
“Estou muito satisfeito, Lavínia está de cara nova, mas ainda podemos melhorar. A área em frente ao jardim onde era o antigo cinema é de posse da prefeitura e nós queremos trazer para aquele local mais empreendimentos gastronômicos, proporcionando mais opções para a população lavinense e atraindo pessoas de fora para visitar nossa cidade. Esses projetos estão sendo estruturados para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Nosso compromisso é com o progresso da cidade. É desafiador porque o município é pequeno, mas com trabalho, transparência e gestão dos recursos públicos é possível”, afirmou

PROJETOS EM ANDAMENTO
Pensando em reduzir o déficit habitacional para famílias de baixa renda, Matsunaka enviou para Câmara e deve ser votado em breve, um projeto de loteamento com cerca de 120 lotes para atender famílias carentes.
Outro projeto em andamento é para alargamento de estradas rurais para facilitar o fluxo de veículos e evitar acidentes.
MINORIA NA CÂMARA
Quando encerrou o pleito de 2024, Matsunaka tinha maioria dos vereadores da Câmara ao seu lado, cinco vereadores contra quatro opositores. Poucas semanas depois, porém, o vereador Elias Santaterra (PP), aliou-se ao grupo adversário, deixando o prefeito com minoria, o que não é problema, segundo ele. “Eu sei que os projetos não serão aprovados na íntegra, mas acredito que a oposição não vai deixar de aprovar aquilo é bom para a cidade”.
FUTURO POLÍTICO
Sobre a possibilidade de apontar um sucessor para a próxima eleição, Matsunaka afirmou que prefere manter o foco na atual administração. “Ainda é cedo para falar de eleições. Nosso objetivo agora é trabalhar para que Lavínia cresça e ofereça mais oportunidades à sua população. Acredito que os primeiros que lançam o nome, são os primeiros a se queimar. Agora nós temos é que trabalhar”, concluiu.