Escritor Heber Obregon lança livro sobre a história da terceira divisão do futebol paulista; Mirandópolis marca presença na obra

Escritor Heber Obregon lança livro sobre a história da terceira divisão do futebol paulista; Mirandópolis marca presença na obra

Foto: Divulgação

O escritor tupãense, Heber Lange Obregon, após quatro anos de intensas pesquisas e em coautoria com os também escritores Rodolfo Pedro Stella Junior e Julio Bovi Diogo, lançou o livro “História da 3ª Divisão no Futebol Paulista”.

A obra conta a história completa da terceira divisão do Campeonato Paulista de Futebol (atual série A3) trazendo os resultados de todas as partidas realizadas em todos os campeonatos desde a 1ª edição em 1954, bem como grande parte das fichas técnicas (informações das partidas contendo a escalação das equipes, autores dos gols, estádio, árbitro, público e renda) desses jogos. Tal material foi obtido através de leituras de jornais antigos preservados em museus, bibliotecas, universidades, centros culturais e fundações, bem como por intermédio de consulta em outros livros relacionados a futebol, acervo digital na internet e outros pesquisadores.

Heber, que ficou responsável pelas pesquisas na região de Mirandópolis, esteve no município em 2021, onde visitou a biblioteca municipal conseguindo um ótimo material referente ao Mirandópolis FC, o famoso Mecão, que disputou essa divisão nos anos de 1980, 1981 e 1982 e que agora está devidamente registrado no livro para aqueles que desejarem ver a trajetória dessa equipe no futebol profissional de São Paulo. Outras cidades da região como Andradina, Araçatuba, Valparaíso e Birigui também foram visitadas. 

“O mais importante dessa obra é a preservação da memória do futebol nas diversas cidades visitadas que em tempos áureos tiveram uma equipe que participou dessa divisão”, conta Heber.

A obra “História da 3ª Divisão no Futebol Paulista possui dois volumes, sendo que o volume 1, com 436 páginas, abrange o período de 1954 a 1989 e o volume 2, com 383 páginas, abrange o período de 1990 até 2024.

Os livros estão disponíveis para venda com o próprio autor que ainda possui alguns exemplares para pronta entrega. Para entrar em contato pode ser via e-mail no heberobregon@hotmail.com, ou então no perfil @engenheiroheberobregon no Instagram ou Heber Obregon no Facebook.

MIRANDÓPOLIS NO LIVRO

Segundo o autor, o Mirandópolis Esporte Clube foi fundado em 1962, sendo refundado em 1975, e tinha o apelido de Mecão. O clube mandava suas partidas no Estádio Alcino Nogueira Sylos e disputou o Campeonato Paulista Profissional em sete oportunidades. Em 1964 e 1965 esteve na 4ª divisão do campeonato paulista; em 1978 e 1979 na 5ª divisão do campeonato paulista; em 1980,1981 e 1982 disputou o equivalente na época a 3ª divisão do campeonato paulista (esse período está no livro no Volume 1).

Como o livro é exclusivamente de fichas técnicas, segue na sequência um trecho que fala especificamente de um jogo do Mecão.

  • Mirandópolis 2 x 0 Bandeirante
  • 23.03.1980
  • Estádio Alcino Nogueira Sylos, em Mirandópolis
  • Árbitro: Sebastião Soledade
  • Renda: Cr$ 31.000,00
  • Gols: Altair (pênalti) e Luizinho
  • Mirandópolis: Neneca; Pantera, Olavo, Barão e Geraldo; Pedrinho (Cezar) e Brasinha; Lita, Altair, Luizinho (Ordine) e Davi 
  • Bandeirante: Solera; Mauricio, João, Betinho e Jansen (Cezar); Grigoleto e Miltinho; Pedrinho, Milton, Márcio e Belezinha (Cafuringa)
1745188126