O terror dos demônios

O terror dos demônios

Foto: Notre Dame de Campinas

Devemos nos utilizar de todos os meios lícitos para o nosso fortalecimento espiritual, especialmente em tempo de Quaresma, quando os combates se intensificam. Livros, novenários, peregrinações, romarias e caminhadas, momentos mais intensos de oração, filmes e documentários são um ótimo auxílio. Do que temos acesso, devemos fazer uso. Eu assisti a um interessante documentário chamado Coração de Pai, sobre São José, cuja memória litúrgica celebramos dia 19. É impressionante o que Ele faz na vida das pessoas e como atua na Igreja!…

Nesse documentário aprendi coisas profundas e interessantes: descobri que o maior santuário dedicado ao esposo da Virgem Maria fica na cidade de Montreal, no Canadá, e que no vilarejo de Cotignac, na França, bem perto de um santuário dedicado a Ela, há um outro dedicado a Ele, onde em 7 de junho de 1660, dia de calor intenso, Ele apareceu a um pastor chamado Gaspar e lhe orientou a mover uma pedra, de onde brotou uma fonte de água que permanece até hoje, operando milagres e saciando a sede dos peregrinos.

E conheci também um milagre muito curioso: com o aumento das vocações, uma comunidade de freiras precisava de uma nova casa e iniciou uma trintena a São José (como uma novena, mas de 30 dias); por ordem da superiora cada irmã escreveu num papelzinho o que gostaria que a nova casa tivesse e o depositou aos pés da imagem d’Ele. Dentre os pedidos havia coisas como um campo de futebol, coelhos e uma árvore grande para subirem e observarem a lua. Espantosamente, a nova casa contemplava esses e todos os outros pedidos das irmãs!

A lista de milagres atribuídos a São José é infindável. Ele protegeu Nossa Senhora e o menino Jesus, e hoje protege a Igreja e a todos que a Ele recorrem – tanto que um dos títulos com o qual é invocado em sua ladainha é “terror dos demônios”. Ele de fato nos ajuda nas fadigas e aflições da vida e na luta contra o inimigo de Deus. Assim, que ninguém queira realizar os exercícios quaresmais só com as próprias forças… Temos um verdadeiro pai a nos proteger, pronto a nos auxiliares! Confiemos n’Ele e sigamos firmes nossa Quaresma! E não nos esqueçamos de, na próxima quarta-feira (dia 19), honrarmos devidamente esse nosso querido, poderosíssimo e amantíssimo pai!

Valei-nos, São José, e rogai por nós, e aumentai a nossa fé!

1745187024