Fernando Hashizume Fava: da Ciência da Computação à excelência Odontológica em Presidente Prudente

Fernando Hashizume Fava: da Ciência da Computação à excelência Odontológica em Presidente Prudente

Foto: Arquivo Pessoal / Fernando Fava

Natural de Lavínia, Fernando Hashizume Fava, de 44 anos, cresceu na cidade na companhia dos pais, tios e amigos. Formado em Ciência da Computação, trabalhou alguns anos em Araçatuba e São Paulo, mas em 2010, vislumbrou a oportunidade de abrir uma franquia na área odontológica em Presidente Prudente. Ao longo de dez anos, se tornou uma referência na cidade e região, oferecendo atendimento de excelência e construindo laços duradouros com pacientes e colegas. Após o término do contrato com a franqueadora, ele estabeleceu sua própria clínica, a Odonto Prudente, onde atua como proprietário e gestor. Além de sua trajetória profissional inspiradora, Fernando valoriza profundamente suas raízes e a família, reafirmando sua gratidão pela cidade que moldou sua formação pessoal e profissional.

Você nasceu e cresceu em Lavínia?

Sim, em Lavínia está enraizada toda a minha família: pais, tios, primos e grandes amigos. Estudei desde a educação infantil até o ensino médio e fundamental na cidade, e passei toda minha infância e juventude em Lavínia, onde guardo as melhores recordações. Sou filho de Eurico Fava (In Memoriam), que nos deixou em fevereiro de 2024, e de Neide Kasuko Hashizume Fava. Tenho dois irmãos: o mais velho, Rodrigo Hashizume Fava, e a caçula, Fernanda Hashizume Fava, ambos já não residem mais na cidade.  Meu pai foi professor e assistente administrativo na escola Coronel Joaquim Franco de Mello durante muitos anos, e posteriormente se tornou funcionário público estadual (SAP), onde se aposentou. Minha mãe também começou sua carreira como professora, mas fez uma transição para o setor bancário, aposentando-se na Nossa Caixa Nosso Banco / Banco do Brasil.

Em que ano se mudou de Lavínia?

Aos 17 anos, fui para Araçatuba para estudar na faculdade, mas durante esse período, viajava todas as noites para as aulas, retornando a Lavínia para trabalhar no dia seguinte. Me formei em Ciência da Computação pela Universidade Paulista – UNIP, no período de 1998 a 2001. Iniciei minha carreira profissional por volta dos 16 anos, em um escritório de contabilidade que me proporcionou experiência em compromisso, responsabilidade e conhecimento na área. Após esse período, trabalhei aproximadamente um ano e meio na Prefeitura da cidade, como responsável pelo Infocentro do projeto Acessa-SP. Mas posso dizer que minha primeira saída de Lavínia ocorreu no final de 2002. Após me formar, mudei-me para Araçatuba, onde trabalhei e fiz alguns cursos complementares por quatro anos. Em 2009, mudei-me para São Paulo, onde realmente adquiri uma vasta experiência de vida em todos os sentidos. Trabalhei na minha área de formação como Analista de TI, depois migrei para uma Cooperativa de Crédito (SICOOB) para atuar na área comercial, o que me permitiu conhecer praticamente toda a cidade de São Paulo.

Sobre o empreendedorismo, você possui uma franquia na área odontológica?

Sempre admirei e apreciei quem se dedica ao empreendedorismo. Enquanto residia e trabalhava em São Paulo, surgiu a oportunidade de me aventurar nesse ramo. Em setembro de 2010, formei uma sociedade com dois sócios para adquirir uma franquia na área odontológica. Despedir-me de São Paulo foi o primeiro passo para realizar o sonho de construir meu próprio negócio e constituir uma família no local que a franquia me proporcionaria. Ingressei na Rede Odontológica GOU Odonto, mudando-me para Presidente Prudente no final de 2010, onde montei uma clínica que iniciou suas atividades em fevereiro de 2011. Trabalhei incansavelmente ao lado dos meus sócios para nos tornarmos reconhecidos pelo trabalho de excelência e sermos referência na maior cidade do Oeste Paulista. Participei da família GOU Odonto por dez anos, onde aprendi a trabalhar no setor corporativo junto a diversos colegas franqueados e à franqueadora. Essa imersão foi um divisor de águas em minha vida profissional, e sou muito grato pelas amizades que construí, pelos milhares de pacientes que atendemos e por ter sido mentorado por uma pessoa excepcional, que ainda faz parte da GOU Odonto e é uma referência. Agradeço especialmente ao meu amigo Dr. Celso Minomi e aos meus queridos sócios, Rodrigo Fava e Washington Hashizume, que foram fundamentais nesse grande capítulo da minha vida. Sem vocês, nada teria feito sentido. Após o término do nosso contrato com a franqueadora, deixei a franquia, mas continuei na área odontológica, operando minha própria clínica, a Odonto Prudente, onde sou proprietário e gestor há quase cinco anos.

Você é casado e tem filhos?

Em 2013, dei o maior passo da vida de um homem: realizei o projeto mais importante da minha existência, que foi formar uma família. Tenho uma esposa que caminha ao meu lado em todas as questões, e juntos temos três filhos, que são a razão de sermos melhores a cada dia. Deixo aqui meu carinho registrado para minha amada esposa, Tatiana (biomédica, funcionária pública estadual no IAL – Adolfo Lutz), e para nossos filhos: o primogênito Pedro, seguido por Lucas, e para completar, Mateus. Amo vocês.

Qual é a sua relação atual com Lavínia?

Minha relação com Lavínia é a melhor possível. Procuro visitar a cidade pelo menos uma vez ao mês para encontrar e confraternizar com minha família e amigos. O sentimento que nutro por Lavínia é de eterna gratidão. Apesar de ser uma cidade pequena, fui “forjado” lá, aprendendo a valorizar as coisas simples, que são essenciais para ser a pessoa que sou hoje.

1745193159