Região de Araçatuba emite mais de 110 CipTEAs entre janeiro e fevereiro

Foto: Divulgação
Entre janeiro e fevereiro deste ano, a região de Araçatuba emitiu 111 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). No mesmo período, mais de 7,1 mil carteiras foram solicitadas em todo o estado.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) informa que a cidade de Mirandópolis realizou 41 emissões da CipTEA desde março de 2023 até março deste ano. Já o município de Lavínia realizou 11 emissões no período.
Criada pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), o documento facilita a identificação de pessoas TEA e garante prioridade no atendimento em diversos serviços. Disponível em formato digital e físico, a carteira pode ser emitida de maneira prática, ampliando o acesso das famílias ao benefício.
COMO EMITIR?
A emissão da CipTEA pode ser realizada de forma digital, por meio do ciptea.sp.gov.br, desenvolvido pela Prodesp, ou presencialmente em uma das 245 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado. Para solicitar o documento, é necessário apresentar o laudo médico que comprove o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e os documentos pessoais do responsável e do beneficiário. Quando aprovada, a carteira ficará disponível para download e impressão no conforto de casa.