Escritor de Guararapes investe em poesias românticas, como tema para nova obra

Texto e Foto: Guto Ferrarezzi
Conversamos com Aparecido Lopes, o PA Lopes, um escritor de 70 anos de idade voltado ao público de adolescentes e adultos, morador em Guararapes. Suas obras são marcadas pela poesia de cordel, porém, no final do ano passado, ele optou por investir em poesias românticas ao lançar a obra denominada “Alfaiate dos Sonhos”. Conheça um pouco mais sobre o escritor e suas obras na entrevista.
Quem é PA Lopes?
Sou PA Lopes, ou Aparecido Lopes, um escritor de 70 anos que vive em Guararapes. Minha escrita é voltada para adolescentes e adultos, e sou conhecido por minhas obras influenciadas pela poesia de cordel.
Qual foi a sua obra mais recente?
No final do ano passado, lancei “Alfaiate dos Sonhos,” uma coletânea de poesias românticas. Este trabalho representa uma nova fase na minha carreira, depois de anos focado na poesia de cordel.
Quando você começou a escrever?
Comecei a escrever aos seis anos, graças ao incentivo dos meus professores. Desde então, tenho escrito e publicado cerca de 10 livros.
Quais são algumas das suas obras mais conhecidas?
Alguns dos meus livros mais reconhecidos incluem “A Isca de Pedro Pescador,” “Breguesso de Lobó,” “Cabeça Teimosa” e “Doença de Um Poeta.”
Como surgiu a ideia do livro “Alfaiate dos Sonhos”?
A ideia para “Alfaiate dos Sonhos” começou em 1979, após a morte da minha mãe, quando eu tinha 24 anos. Essa fase difícil me levou a me mudar para o distrito do Indaiá do Aguapeí, em Flórida Paulista, onde comecei a expressar meu talento artístico de forma mais intensa.
Que experiências você teve no início da sua trajetória?
Naquele período, ensinei jovens da fazenda a produzir artesanato e a fazer teatro. Tentei recitar minhas poesias em um seminário, mas fui desencorajado, e alguns participantes disseram que eu vivia no mundo dos sonhos. Isso me fez pensar que todo poeta é um “Alfaiate de Sonhos,” que é também o título do meu novo livro.

Como foi o lançamento do “Alfaiate dos Sonhos”?
O livro foi lançado no final de 2024, 42 anos depois de eu ter escrito, graças a um financiamento de aproximadamente R$10 mil da Lei Paulo Gustavo. Produzi 200 exemplares, que custaram R$ 9 mil.
Você tem planos para um evento de lançamento?
Decidi não fazer uma festa de lançamento porque percebi que muitas pessoas aparecem, mas não compram o livro. Preferi rodar por Guararapes e outras cidades da região para vender e divulgar minhas obras.
Onde encontramos as suas obras?
Os interessados podem adquirir o livro comigo mesmo, meu telefone é (18) 99792-8361 ou também pelo site da editora Pindorama (www.editorapindorama.com.br). Os livros servem de motivação para as pessoas, lembrando que elas não podem desistir de seus objetivos, já que eu mesmo não desisti de publicar o livro, mesmo após 42 anos.
Você tem outros projetos além da literatura?
Sim, além de escrever, eu também confeccionei instrumentos musicais, como violinos chineses e marimbau nordestino, e faço artesanato. Além disso, participo de peças teatrais no município e criei a capa do livro “Cabeça Teimosa.
Como é a sua vida pessoal fora de suas atividades artísticas?
Minha atuação no teatro é “bem modesta.” Gosto de passar um tempo de qualidade com minha esposa e prefiro evitar badalações. Aprecio momentos tranquilos ao lado dela.