Vereadores aprovam Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) que visa disciplinar as atividades de fiscalização de trânsito no município

Vereadores aprovam Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) que visa disciplinar as atividades de fiscalização de trânsito no município

Foto: Eduardo Mustafa

Na segunda-feira (7), ocorreu a 5ª sessão ordinária na Câmara Municipal de Mirandópolis, onde foi debatido quatro projetos de lei e 13 indicações de interesse público. Além disso, foi realizada três moções de pesar.

O grande destaque foi a aprovação de um projeto de lei, de autoria do prefeito Grampola Pantaleão, que trata da criação na estrutura administrativa do município, diretamente subordinados à chefia de gabinete e vinculados ao departamento de obras, viação e serviços urbanos de Mirandópolis, o órgão executivo municipal de trânsito e a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), e com isso celebrar convênios com os órgãos públicos estaduais e federais, objetivando disciplinar as atividades de fiscalização de trânsito, de competência e responsabilidade do município.

“A JARI já foi discutida várias vezes em mandatos anteriores e sabemos a importância do projeto para Mirandópolis. A JARI é a possibilidade de fazer convênios para que as multas aplicadas fiquem em nosso município. Consequentemente isso vai permitir melhorias no trânsito da cidade”, explica o vereador Emerson Comandante.

O edil Marcos Iarossi usou a tribuna para parabenizar os vereadores pela aprovação da JARI, assim como o vereador Patrick Lipe reforçou que “Precisamos ter a consciência que o nosso trânsito está um caos. Não está sendo criado um órgão para multar, mas sim algo para organizar e melhorar, já que a autonomia técnica vai ser do Município”, analisa Lipe. 

OUTROS PROJETOS

Um outro projeto de lei de autoria do prefeito que entrou em pauta foi a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Mirandópolis, vinculado ao Departamento Municipal de Cultura e Turismo.

O vereador Paulo Sergio Lopes apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de porta giratória com detector de metais nos estabelecimentos bancários estabelecidos em Mirandópolis. “Na verdade, o Bradesco é o único que não tem essa porta, o objetivo do projeto é trazer ainda mais segurança para a população”, define Paulo.

O vereador Carlos Weverton fez um projeto de lei que instituiu o Programa “Lixo Reciclado na Escola” nas unidades da rede municipal de ensino.

Sessão contou com a presença de diversos familiares que receberam moção de pesar. Foto: Eduardo Mustafa

INDICAÇÕES

Os nove vereadores indicaram a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED na iluminação pública da Rua Edwander Alves dos Santos e posteriormente, que seja feito um planejamento para que dentro dos próximos quatro anos toda a iluminação de nossa cidade seja em LED.

Os nove vereadores indicaram a implantação de um projeto social de jiu-jitsu em nosso município, com o intuito de proporcionar às crianças e adolescentes atividades esportivas que contribuam para o desenvolvimento social, físico e mental, bem como afastá-los da vulnerabilidade social e dos riscos inerentes às ruas

O vereador Carlos Weverton indicou a ampliação do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de forma alternada, semelhante ao que estabelecia Programa “Saúde na Hora” do Ministério de Saúde e dessa forma contemplar a saúde do trabalhador.

O vereador Emerson Comandante fez três indicações, sendo duas de instalação de redutor de velocidade (lombada). Uma na altura do número 692 da Rua Minas Gerais, Bairro São Lourenço de Fátima, e outra na altura do número 239 da Rua Skyline, Bairro Jardim Aeroporto. A terceira indicação foi sobre a possibilidade de iluminação da rotatória do Bairro Jardim Aeroporto.

O vereador Jean Carlos Gonçalves colocou duas indicações na pauta. Uma para a instalação de postes de iluminação pública na vicinal “Tadashi Hattori”. E uma segunda para a instalação de um redutor de velocidade (lombada) na rua Joaquim Caetano da Silva, próximo a entrada e saída dos alunos da Escola Sesi.

O vereador Patrick Lipe solicitou que seja realizada manutenção e reparo da depressão (valeta) entre a rua Rafael Pereira e a rua Rui Barbosa.

O vereador Roberto Gonçalves colocou três indicações: um pedido de sinalização com semáforos (sinalização luminosa), na Avenida Raul da Cunha Bueno com a rua Ângelo Matara, próximo ao cruzamento da linha férrea. E outras duas indicações para a criação de estacionamentos de motos (bolsões), sendo um na rua Dom Pedro I, em frente a Clínica “Santa Rita”, e outro na rua Armando Sales de Oliveira, em frente ou próximo ao Empório REDEPAS (loja 1).

A vereadora Rose Tezzon indicou a instalação de lixeiras em locais estratégicos da Praça Central Manoel Alves de Athaíde.

Vale ressaltar que a indicação parlamentar não tem caráter obrigatório. Cabe a prefeitura decidir se acata ou não o pedido do vereador.

MOÇÕES DE PESAR

Três moções de pesar entraram na pauta dessa semana: falecimento da Senhora Maria Shirley Zorzi Valle, ocorrido no dia 11 de março; falecimento da Senhora Maria Augusta de Brito, ocorrido no dia 18 de março; e o falecimento do Roger Monteiro da Silva Guarda, ocorrido no dia 30 de março.

1745191257