Vereadores aprovam criação da Escola do Legislativo e fazem moção de aplausos para o projeto coletivo Condomínio MFP

Vereadores aprovam criação da Escola do Legislativo e fazem moção de aplausos para o projeto coletivo Condomínio MFP

Foto: Eduardo Mustafa

Na segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Mirandópolis realizou uma sessão ordinária marcada por importantes deliberações e propostas que visam aprimorar a participação cidadã e a infraestrutura da cidade. Entre os destaques da reunião, esteve um Projeto de Resolução do vereador Carlos Weverton, que propõe a criação da Escola do Legislativo de Mirandópolis.

O vereador defendeu em suas considerações que a Escola do Legislativo permitirá uma aproximação efetiva entre a população e as atividades parlamentares e administrativas, com foco especial na classe estudantil. “A escola do Legislativo aproximará o cidadão das atividades parlamentares e administrativas do setor público, principalmente da classe estudantil, que tem demonstrado amplo interesse em conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores”, afirmou a justificativa do edil, enfatizando a importância da educação cívica.

MOÇÃO DE APLAUSOS

A sessão culminou com a apresentação de uma Moção de Aplauso do vereador Jean Gonçalves aos cidadãos Edvan Ferreira, José Pardo San Miguel e Gabriel Pereira Martins, idealizadores do projeto coletivo Condomínio MFP. A moção é em reconhecimento à criação de um projeto coletivo que já se mostra vitorioso e inspirador, no qual fornecem de seus animais de qualidade para a realização de festas de rodeio de destaque na nossa região, projetando significativamente o nome de Mirandópolis.

PROJETOS DO PREFEITO

Outros três projetos de autoria do prefeito Grampola Pantaleão foram discutidos na sessão. O primeiro deles propõe alterações no artigo 5º da Lei Complementar nº 82/2014, que versa sobre o Instituto de Previdência Municipal de Mirandópolis (IPEM).

Outro projeto autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), e um último abre um Crédito Adicional Suplementar no orçamento vigente, medidas que visam fortalecer não apenas a educação, mas também a estrutura administrativa do município.

Sessão foi realizada na segunda-feira (5), com 4 projetos e 12 indicações em pauta. Foto: Eduardo Mustafa

INDICAÇÕES DOS VEREADORES

A sessão também foi marcada por várias indicações dos vereadores, que buscam atender às demandas da população. O vereador Carlos Weverton fez dois pedidos ao prefeito, solicitando a instalação de câmeras de segurança no cemitério municipal “Saudades” e no cemitério do Bairro Primeira Aliança.

O vereador Emerson Comandante apresentou indicações para a instalação de um letreiro com a frase “Eu Amo Amandaba” no bairro de mesmo nome, e a colocação de guard rails (defensa metálica) na ponte ligando os bairros da Primeira à Terceira Aliança, aumentando assim a segurança na localidade.

As demandas continuaram com Gerson Possenti, que solicitou a instalação de três bancos em frente ao barracão de frutas na Rua Anchieta, e Jean Gonçalves, que pediu um estudo técnico sobre a capacidade do cemitério municipal. Roberto Gonçalves fez uma cobrança urgente pela reparação de buracos na Rua Dr. Edgar Raimundo da Costa, e Marcos Iarossi destacou a necessidade de análises para a implantação de exames de raio-X e ultrassom no Posto de Saúde “Dr. Yoshito Kanzawa”, além do pedido de funcionamento 24 horas.

Paulo Sergio Lopes também sugeriu melhorias na iluminação pública e a poda de árvores na Rua Rafael Pereira, onde ocorre a feira livre.

Vale ressaltar que a indicação parlamentar não tem caráter obrigatório. Cabe a prefeitura decidir se acata ou não o pedido do vereador.

1750559322