Além de 10 indicações, vereadores aprovam novos nomes para rotatória, praça e ruas, e cria corrida de rua Gentileza Gera Gentileza

Foto: Arquivo AGORA NA REGIÃO
Na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Mirandópolis destacou alguns projetos de lei que tramitam pelo legislativo local, assim como diversas indicações.
O vereador Carlos Weverton apresentou três projetos. O primeiro propõe a denominação da rotatória localizada no cruzamento da Rua Rafael Pereira, em frente ao pontilhão, como “Rotatória do Rotary Antônio Duenhas Monreal”. A justificativa do projeto menciona os mais de 60 anos de dedicação de Dr. Antônio à comunidade mirandopolense, que abrange uma trajetória ativa no Rotary Club, onde ocupou cargos de destaque, incluindo o de Governador Distrital em 1975/76. Dr. Antônio faleceu em abril de 2021.
Além disso, Carlos Weverton apresentou outro projeto que visa nomear a “Praça do Rotary Luiz Franco”, situada no cruzamento da Rua Júlio Prestes com a Rua Antônio Rodrigues de Carvalho. Luiz Franco também teve um papel essencial na história do Rotary em Mirandópolis, com 38 anos de contribuição à entidade. Ele faleceu em janeiro de 2004.
O vereador ainda abordou a importância do esporte ao colocar em votação um projeto que institui a corrida de rua “Gentileza Gera Gentileza”, a ser realizada na semana do aniversário da cidade, destacando a importância de iniciativas que promovam a saúde e a integração social.
OUTROS PROJETOS
O edil Paulo Sergio Lopes também apresentou um projeto para que a Rua 7, localizada no Parque Village, seja renomeada como Rua Emilio Yutaka Yamasaki, em homenagem ao agricultor conhecido como Piapara, que deixou um legado de dedicação e compromisso com a comunidade, falecendo em abril de 2013.
Por sua vez, Gerson Gonçalves propôs a mudança do nome da rua 5, também no Parque Village, para Rua Ângelo Mion. Mais conhecido como Neno Barbeiro, ele era um profissional respeitado e apaixonado por futebol, tendo fundado e treinado o time C.A.P., destacando seu papel social e esportivo na cidade.
INDICAÇÕES
O vereador Emerson Comandante solicitou a cobertura do pátio da escola Ebe Aurora Fernandes Marcos e a ligação do padrão de energia no Cemitério Municipal.
Gerson Possenti cobrou a instalação de torneiras de uso público na Praça “Jamile Dib Assad”, no Jardim Sampaio, e na Praça do Rotary.
Marcos Iarossi reiterou a importância da manutenção urbana ao pedir consertos e limpeza nas laterais da Rua Rafael, além de solicitar a construção de dois banheiros públicos no Amandaba, um pedido que visa melhorar a infraestrutura de atendimento aos munícipes e visitantes.
O vereador Patrick Lipe indica que o executivo realize ações emergenciais e educativas voltadas ao uso seguro de bicicletas e motocicletas elétricas na cidade, especialmente em virtude do aumento no número de denúncias e flagrantes envolvendo menores de idade conduzindo esses veículos de maneira imprudente, colocando em risco a própria vida e a de terceiros. Ele ainda solicita que o prefeito Municipal, por meio dos Departamentos competentes, oficie à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com vistas a solicitar a inclusão do município de Mirandópolis nas próximas edições do Programa Agro Jovem, promovido pela respectiva pasta.
Roberto Gonçalves solicita a instalação de um redutor de velocidade (lombada), nas proximidades do número 425 da Rua Paulo Leite Ribeiro.
Vale ressaltar que a indicação parlamentar não tem caráter obrigatório. Cabe a prefeitura decidir se acata ou não o pedido do vereador.