Auxílio dos cristãos

Foto: Arquivo CN/cancaonova.com
No mês de maio, dedicado à Virgem Maria, é comum nos remetermos ao título de Nossa Senhora de Fátima, por conta das aparições em 1917 aos três pastorinhos. Mas hoje celebramos a Mãe de Deus sob um outro título, não tão popular no Brasil: Nossa Senhora Auxiliadora, ou Auxílio dos Cristãos, mais conhecida por pessoas que freqüentam colégios e paróquias de padres salesianos, pois seu fundador São João Bosco – popular e carinhosamente chamado de Dom Bosco – a instituiu como padroeira da congregação e espalhou muito sua devoção.
Esse título remonta ao ano de 1571, por conta da grandiosa batalha no estreito de Lepanto, um ponto geográfico entre a região continental da Grécia e a ilha do Peloponeso, que funcionava como uma espécie de cancela ao tráfego de embarcações vindas do Oriente. Foi um milagre operado pela intercessão da Virgem Maria. Cristãos e muçulmanos se enfrentaram no mar: o exército do império otomano somava cerca de 120 mil homens e 286 navios, e os cristãos eram cerca de 80 mil homens com 208 embarcações, arregimentados pelo papa São Pio V, que conhecia o tenebroso rastro de destruição e escravidão deixado pelos inimigos.
Sob o comandante D. João da Áustria, todos os soldados cristãos receberam a absolvição dos pecados, jejuaram e rezaram o Rosário durante os três dias que antecederam o heróico e sangrento combate, em 7 de outubro. Após a vitória soube-se, pelos relatos de muçulmanos presos, que uma brilhante e majestosa senhora foi vista sobre a esquadra cristã, causando-lhes espanto. Soube-se também, depois, que em Roma a Igreja vinha rezando incessantemente com Terços, procissões e jejuns, sob as ordens do Papa – que inclusive, por meio de uma visão sobrenatural, na data mesma da batalha já estava sabendo da vitória cristã, dias antes de ser comunicado. E assim foi inserido, pelo próprio São Pio V, o título ‘Auxílio dos Cristãos’ na Ladainha a Nossa Senhora. Resta então alguma dúvida quanto à receita da vitória para nossas batalhas?
Como no último dia 20 comemoramos o aniversário do querido Pe. Orlando, vamos lhe dar de presente nossas orações, confiando à Virgem Santíssima sua vida, ministério, mente e coração, família, amigos e filhos espirituais! Sob tão poderosa intercessão, Deus derrame profusamente sobre ele, sobre nós e a sobre a Igreja, todas as graças que nos são necessárias!
Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!